segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Certificação de embarcações pode evitar acidentes e diminuir eventuais emergências

          A DPC (Diretoria de Portos e Costas) da Marinha do Brasil, informou que o número de acidentes na navegação tem crescido gradativamente com o passar dos anos. O comparativo dos últimos dois anos revelou que as ocorrências com embarcações foram de 883, em 2013, para 932, em 2014, aumento de 5,5%. Considerando-se os dados dos últimos dez anos computados pela Marinha (2004 a 2014), o aumento chega a preocupantes 30,4%.
          O grande número de acidentes na navegação deve-se a vários fatores, tais como: imprudência, limitações operacionais, má capacitação das tripulações, falta de manutenção das embarcações, ausência de certificações e consequentes vistorias de segurança, dentre outros.Credenciada pela Marinha do Brasil por meio da DPC e especializada em vistorias e certificação, a AWS Service trabalha exatamente para regularizar e certificar essas embarcações.
          “Entendemos que a realização de vistorias e certificações são ações preventivas para a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no mar”, defendeu o diretor técnico da empresa, Ed Nascimento.
Na contramão do crescimento dos acidentes de navegação, as ocorrências registradas nas rodovias federais brasileiras diminuíram nos últimos anos, com uma queda de 4,5% de 2010 a 2014, de acordo com o Ipea. Já segundo a Polícia Rodoviária Federal, no comparativo de 2014 com 2013, a redução foi de 9,6%.
          A crescente conscientização dos brasileiros sobre o efeito nefasto da imprudência no trânsito, somado a uma fiscalização cada vez mais eficaz, explicam essa redução. Nos mares, rios e lagoas brasileiras a fiscalização tem sido crescente. E, com a disseminação das certificações, esses índices podem melhorar significativamente.
          Com a chegada do verão, Nascimento alertou para os riscos vinculados ao baixo índice de manutenção e conformidade com as normas técnicas. “A falta de conhecimento e conscientização acaba fazendo com que muitos proprietários deixem a manutenção e renovação das certificações em segundo plano”, analisa.
          Para reverter esse quadro, a AWS trabalha com o conceito de conscientização da regularização, que serve como mecanismo preventivo de segurança para todo processo marítimo. “A certificação das embarcações pode evitar acidentes e diminuir a proporção de eventuais emergências”, adverte.
          Cale ressaltar ainda que as vistorias servem para garantir aspectos essenciais para a segurança da navegação, como estrutura do casco; condições de flutuabilidade; estanqueidade; conformidade dos equipamentos de segurança, combate a incêndios e salvatagem; funcionamento das máquinas e equipamentos motores; instalações elétricas, etc.
           As vistorias garantem o CSN (Certificado de Segurança da Navegação), que é o documento que indica que a embarcação atende às Normas da Autoridade Marítima, atestando suas condições de navegabilidade. Embora algumas embarcações sejam isentas da obtenção dessas certificações, é fundamental que os proprietários verifiquem sua obrigatoriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário