sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Compra da NOL pela CMA CGM altera acordos operacionais na navegação global

          A Neptune Orient Lines (NOL), controladora da APL, membro do G6 Alliance, recebeu a proposta oficial de aquisição, no dia 7 de dezembro. Mas até que a transação seja finalizada, o G6 Alliance faz questão de garantir que a sua estrutura de serviços permanecerá inabalada, e espera que as operações continuem da forma como já estão alinhados durante todo o ano de 2016.
          O motivo da insegurança é que a CMA CGM, adquirente da NOL, faz parte da O3 Alliance nos serviços Leste-Oeste, e divulgou que, quando as autoridades antitruste liberarem a transação, gostariam de passar a NOL para a Ocean Three, de acordo com uma declaração do vice-presidente da empresa francesa, Rodolphe Saadéhe.
         Com a decisão, a APL, que pertence ao G6 Alliance, teria que deixar o grupo. A marca APL ainda seria mantida, porém abriria os acessos da CMA CGM a novos mercados”, declarou o vice-presidente.
          Os potenciais compradores e vendedores esperam que a autorização sobre a compra da NOL seja divulgada em meados de 2016, com conclusão das transações de fato por volta de agosto do ano que vem. Se, no entanto, houver previsão de qualquer alteração futura, o G6 Alliance comprometeu-se a divulgar as decisões tão logo elas aconteçam.
          Entre as afiliadas do G6 Alliance, estão: APL, Hapag-Lloyd, Hyundai Merchant Marine, Mitsui O.S.K. Lines, Nippon Yusen Kaisha and Orient Overseas Container Line. Além da francesa CMA CGM, Ocean Three compreende também a UASC (United Arab Shipping Company) e a CSCL (China Shipping Container Lines), cuja fusão com a COSCO (China Ocean Shipping Group) acaba de ser aprovada pelo governo chinês.

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