terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Porto de Rio Grande registra a maior movimentação da sua história em 2015



        O Porto do Rio Grande, em todas as suas áreas, registrou a maior movimentação de sua história. Com grande capacidade instalada, o porto gaúcho demonstrou que está pronto para operar como o concentrador de cargas do Conesul. Até novembro, foram mais de 35 milhões de toneladas superando assim o total acumulado em 2014, que somou nos 12 meses 34.576.405.
         “Muita gente falava em crise e desde as primeiras reuniões de diretoria tivemos como objetivo enfrentar os desafios”, afirmou o diretor-superintendente, Janir Branco. A direção da autarquia, em acordo com a Secretaria Estadual dos Transportes, optou por não realizar o ajuste de tarifas autorizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários durante o ano.
          “Entendemos que 2015 não era o ideal para um reajuste, e então concluímos que faríamos isso de forma escalonada em 2016 para garantir a competitividade e a manutenção das cargas em nossos terminais”, explicou Janir. Segundo ele, projetos importantes estão em andamento para dar ainda mais qualidade à instalação portuária.
           “A obra de modernização do cais do Porto Novo e a dragagem de manutenção são essenciais para a competitividade do nosso porto”, avalia o superintendente. Ambos os projetos do Governo Federal, através da Secretaria de Portos, devem ter continuidade no ano de 2016. “A dragagem é considerada prioritária para a logística nacional”, disse o superintendente.
          A soja foi o principal produto de exportação do Porto do Rio Grande. No acumulado até novembro de 2015, o complexo (formado por óleo, farelo e grão) representa 68% de tudo que foi exportado pelo porto gaúcho. O destino de 86% desse produto foi a China e o que foi movimentado em Rio Grande representou 97% da produção do Rio Grande do Sul. O complexo somou mais de 14 milhões de toneladas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário