sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Uso de GNL em bunker para embarcações recebe novas críticas em relatório da IMO

           Apesar do otimismo gerado pela utilização do gás natural liquefeito (GNL) como combustível para navios, o último relatório da Organização Marítima Internacional (IMO) sobre o clima, indica que a propulsão com GNL não está isenta de problemas e inclui algumas notas críticas sobre o uso de GNL como combustível sustentável, relata Alphaliner.

          É importante ressaltar que a mudança para o GNL não apenas reduzirá as emissões de CO2 em até 20% em comparação com as embarcações com propulsão convencional, mas também melhorará a qualidade do ar. O GNL normalmente resulta em uma redução de 99% nas emissões de enxofre (SOx), uma redução de 99% nas partículas finas e uma redução de 85% nos óxidos de nitrogênio (NOx).

          A CMA CGM se tornou em 2017 a primeira grande empresa de navegação a decidir encomendar navios porta-contêineres com motores GNL. A decisão foi parte de seu programa "Act for the Planet" e foi impulsionada pelo compromisso da empresa de transporte marítimo com metas de sustentabilidade de longo prazo mais amplas. Com seus novos navios, a CMA CGM espera alcançar uma melhoria de 20% no Índice de Projeto de Eficiência Energética (EEDI), que mede a pegada ambiental dos navios.

          No entanto, além da CMA CGM e da Hapag-Lloyd, nenhuma das principais companhias marítimas optou pela propulsão de GNL até agora. A Maersk, por exemplo, rejeitou o GNL, pois está procurando maneiras de parar de usar quaisquer combustíveis fósseis a longo prazo. Portanto, algumas empresas de navegação preferem olhar para o hidrogênio, amônia ou biocombustíveis como opções para ajudar a reduzir as emissões na próxima década.

          Nessa linha, o relatório da IMO destaca que as emissões de metano marinho aumentaram 150% nos últimos seis anos, à medida que mais balsas, navios de cruzeiro e embarcações offshore começaram a queimar gás. Embora essas emissões sejam mínimas em escala global, a IMO alerta que esse "deslizamento de metano" pode ter um impacto negativo no clima global, a menos que seja estritamente controlado e limitado ao mínimo absoluto.

          As emissões de metano não são reguladas atualmente pela União Européia ou IMO, mas de acordo com o estudo deveriam ser. Os autores do relatório climático também aconselham a inclusão das emissões de metano na próxima fase do EEDI.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário