quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Porto Itapoá faz investimentos emergenciais para combater a pandemia


         O Porto Itapoá (SC) buscou entender como a cidade onde está instalado e a região como um todo, enfrentaria a pandemia em seu ápice e qual seria a condição de infraestrutura oferecida à população. Pelo tamanho do município de Itapoá e pelos próprios protocolos definidos pelas autoridades da saúde, a administração do terminal compreendeu que os hospitais regionais de Joinville concentrariam o maior número de atendimentos do Estado, incluindo praticamente a totalidade dos pacientes com origem de Itapoá. Nesse sentido, houve um planejamento orientado para propiciar com segurança e infraestrutura adequada o primeiro atendimento em Itapoá e, em paralelo a ampliação da capacidade de atendimento nas unidades hospitalares de Joinville.
        A partir deste cenário o Porto Itapoá se associou à iniciativa de empresários de Joinville, organizados na ACIJ (Associação Empresarial de Joinville), para apoiar financeiramente a ampliação de uma das alas do Hospital Municipal São José - que recebeu o nome Ala Porto Itapoá. A instituição é referência em atendimento hospitalar pelo SUS na região Nordeste de Santa Catarina, que tem uma população estimada em 800 mil pessoas. Este apoio ampliará a capacidade de atendimento do hospital para o ainda crescente número de casos de COVID-19, visando não comprometer o atendimento das demais enfermidades que necessitam de atendimento no local.
          Em Itapoá, especificamente, o Terminal está trabalhando no projeto para adequação e ampliação da infraestrutura pré-hospitalar. O investimento, inicialmente estava direcionado em obras de adequação da área de transferência de pacientes (heliponto) de média e alta complexidade que necessitam de locomoção para unidades hospitalares de maior capacidade de atendimento médico. Contudo, o objeto do projeto precisou ser alterado e o investimento deverá ser revertido para ampliação da estrutura interna da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), como as salas de sorologia e ambulatório.
         Outra ação, iniciada em maio, foi a compra de dois respiradores artificiais que serão direcionados à UPA de Itapoá. A iniciativa foi realizada em parceria com a ACIJ e a FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina). A previsão é que esses equipamentos cheguem ao município em outubro. “Consideramos de máxima relevância fazer parte desse esforço para que Itapoá supere essa pandemia com as vidas preservadas”, diz o presidente do Porto Itapoá, Cássio José Schreiner.
          Somadas as três iniciativas: adequação do primeiro atendimento em Itapoá, ampliação da capacidade de atendimento do Hospital São José e a compra de respiradores para o município de Itapoá, a diretoria do Porto Itapoá entende que pode atenuar as dificuldades logísticas e de oferta de capacidade neste momento de pandemia, de maneira especial aos cidadãos itapoenses. Ao todo, os investimentos chegam a marca de R$ 1,5 milhão (Confira vídeo: https://youtu.be/WDk2DDqUOOM)
 
          Nestes investimentos, estão incluídos também as doações para a área da Saúde de Itapoá. O Terminal já havia doado máscaras e EPIs para a população e para os profissionais de saúde do município, feito distribuição de álcool em gel e adquirido mais uma ambulância para atendimento de funcionários, terceiros e motoristas que acessam o Porto. Em junho, adquiriu kits para testagem rápida para COVID-19 que foram aplicados em pessoas que fazem parte de públicos prioritários do município de forma gratuita. O objetivo dos testes doados pelo Porto Itapoá é proteger os idosos que fazem parte do grupo de risco e também os profissionais que trabalham na Saúde, Segurança e Salvamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário