Os membros
da THE Alliance e da 2M Alliance anunciaram formalmente uma nova série de
cancelamentos de serviço para outubro na rota que conecta a Ásia e a Europa. A
decisão foi tomada porque que a demanda de carga deverá diminuir durante e após
a "Golden Week "na China (primeira semana de outubro).
A determinação mostra que as companhias
marítimas continuarão sua abordagem cautelosa para evitar o excesso de
capacidade e que já dominaram a arte de ajustar sua capacidade para atender à
demanda do mercado, relata a Alphaliner.
Recentemente, as companhias marítimas
foram acusadas de reduzir artificialmente a capacidade de aumentar as taxas,
mas as últimas semanas mostraram que esse não é o caso. A capacidade tem
aumentado desde maio com o restabelecimento dos serviços suspensos, o início de
novos serviços e a organização de itinerários ad-hoc extras nas duas principais
rotas Leste-Oeste.
A capacidade nominal média semanal na rota
Ásia-América do Norte deve ultrapassar 500.000 TEUs este mês pela primeira vez,
já que a MSC anunciou o início de outro serviço na costa leste-oeste da América
do Norte com o nome de " Santana ".
A capacidade na rota Transpacífico é
atualmente 26% maior em comparação com maio e até 6,7% maior em comparação com
1º de setembro de 2019. A capacidade nominal semanal média entre a Ásia e a
Europa aumentou de um mínimo de 340.000 TEUs em maio para 400.000 TEUs (+17,6),
o que é apenas 4% a menos que no ano passado.
O aumento constante da capacidade não
impediu um novo aumento nas taxas à vista para as exportações chinesas. A média
deste último entre Xangai e Califórnia atingiu US $ 3.639 / TEU na semana
passada, de acordo com o Shanghai Container Freight Index (SCFI), que marca seu
nível mais alto pela quarta vez nas últimas cinco semanas. Essas taxas
aumentaram 167% em comparação com a mínima de US $ 1.361 / FEU no início de
março.
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