Para aumentar a participação do transporte marítimo de cabotagem, as tarifas cobradas por essa modalidade nos Portos do Paraná são até 50% menores. Neste ano, cerca de 1,18 milhão de toneladas de cargas foram movimentadas do Porto de Paranaguá para outros estados. O volume representa 3% do total movimentado nos Portos do Paraná, entre janeiro e agosto (38,6 milhões de toneladas).
“Oferecemos descontos especiais nas três tarifas. A dedução é uma forma de incentivar a cabotagem. Acreditamos que esta seja uma alternativa logística importante, não só para reduzir custos, mas também para desonerar outras formas, principalmente da rodoviária”, disse o Diretor de Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
As vantagens oferecidas pela empresa pública são Inframar (pago pelo armador pela utilização da infraestrutura de acesso e abrigo), Infraport (pago pela operadora portuária pelo uso da infraestrutura terrestre ou portuária) e Infracais (pago pelo armador devido à ocupação do berço). Os valores consideram a mercadoria e o tipo de embarcação, entre outras variáveis.
Outra forma de fomentar a cabotagem é o apoio público ao projeto de lei 4.199 / 2020, apresentado em agosto pelo Governo Federal. No Congresso, a proposta estabelece o Programa de Estimulação do Transporte de Cabotagem - BR do Mar.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o objetivo é estabelecer novas condições para a expansão da frota dedicada. “O projeto foi dividido em quatro eixos fundamentais para fomentar a cabotagem: frota, indústria naval, custos e portos. O programa vai trazer menores custos logísticos por meio de uma maior oferta e qualidade do transporte de cabotagem, aumentando a capacidade da a frota marítima destinada à cabotagem nos próximos três anos ”, explicaram.
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