segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Mercado de petroleiros tem alta nos fretes com o aumento da armazenagem flutuante de óleo

           Não se pode negar que uma queda repentina na demanda de petróleo devido  ao impacto da pandemia do coronavírus (Covdi-19) acabou sendo uma bênção disfarçada para o mercado de petroleiros com excesso de oferta no segundo trimestre deste ano. , o que levou a um maior armazenamento de petróleo bruto em terra e no mar em março-abril, relata Drewry.

          Enquanto o aumento do armazenamento onshore de petróleo barato pelas refinarias impulsionou a demanda por tonelagem, o aumento do armazenamento flutuante de petróleo bruto reduziu a oferta de tonelagem no mercado de petroleiros. Consequentemente, as taxas de frete no mercado de petroleiros subiram para níveis recordes em março-abril de 2020, quando a demanda de petróleo estava em níveis mínimos de vários anos.

          Porém, com a recuperação gradual da demanda por petróleo, muitos navios destinados a depósitos flutuantes começaram a retornar às suas rotas, o que prejudica o frete. Embora as tarifas de frete, tanto no período quanto no mercado spot, tenham caído consideravelmente desde as altas de abril, ainda não refletem verdadeiramente os fracos fundamentos de oferta e demanda.

          A taxa de TC de um ano para VLCCs diminuiu de uma média de US $ 60.000 / dia em abril para US $ 35.000 / dia em agosto. No entanto, cerca de 7% da frota de petroleiros de petróleo bruto, incluindo 64 grandes petroleiros, ainda estava ocupada como depósitos flutuantes no final de agosto e a maioria desses navios estava armazenando petróleo na costa da China.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário