quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Indústria marítima é menos atingida pela pandemia que outros setores do transporte


           Na abertura da conferência anual da União Internacional de Seguros Marítimos (IUMI), chamada nesta versão de 2020 "Sailing in Changing Climates: Entregando Experiência para Moldar o Futuro", o diretor de Serviços de Pesquisa da Clarkson, Stephen Gordon, falou sobre os impactos que o coronavírus (Covid-19) tem causado na indústria marítima.

          Segundo ele, apesar das repercussões terem sido "duras, severas e dramáticas", o setor marítimo como um todo, com excepção dos navios de cruzeiro, sofreu menos e se recuperou mais rapidamente do que a maioria dos outros setores de transporte.

          Gordon explicou que a média do PIB mundial é inferior a 4,9% no ano. Isso se compara a um declínio ano a ano de 2,5% em um ponto semelhante na crise financeira global do final dos anos 2000.

          Enquanto isso, a cesta de comércio marítimo é 4% menor ano a ano, de um declínio ano a ano dos 10% registrados em abril e maio. Com base na estimativa de crescimento de 3% em 2020, isso significa que "esperamos perder quase 1 bilhão de toneladas de comércio este ano", disse ele.

          Nesse sentido, ele destacou a importância da China no transporte marítimo mundial, já que tem amortecido o impacto no setor como um todo. Enquanto a indústria de cruzeiros encolheu 80%, a previsão de crescimento do PIB da China de 2% até 2020 (em comparação com 6% estimado antes da Covid-19), ajudou a apoiar o granel, petroleiro navio porta-contentores.

          "O impacto poderia ter sido muito pior", reconheceu Gordon, observando que as escalas dos portos chineses para carga offshore (mais de 20.000 dwt) agora se normalizaram para aproximadamente o mesmo nível do ano passado.

 

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