terça-feira, 8 de setembro de 2020

Codeba e Porto do Itaqui assinam acordo para fortalecer movimentação de cargas no Arco Norte


          Uma delegação da Companhia Docas da Bahia (Codeba) visitou o Porto do Itaqui para conhecer o modelo de gestão da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). O encontro resultou na formalização de um protocolo de cooperação e intenções de associação com o objetivo de estabelecer uma aliança para fortalecer a mobilização de cargas no Arco Norte. O documento foi assinado pelo presidente do Itaqui, Ted Lago, e pelo diretor-presidente da Codeba, Carlos Autran Amaral.
          De acordo com o documento, válido por dois anos, as partes comprometem-se a desenvolver iniciativas e atividades comerciais conjuntas, estudos de mercado e troca de informações relacionadas à gestão portuária, tecnologia, controles operacionais, desempenho e planejamento, entre outras.
          “Apresentamos nossas certificações em gestão da qualidade e meio ambiente, política de investimentos e sistema integrado de gestão portuária, entre outras iniciativas do nosso programa de inovação. Somos portos em dois estados da orla do Nordeste e dentro desse espírito do Sistema portuário público brasileiro, para buscar melhorias, essa associação é muito positiva para o Maranhão, Bahia e Brasil ”, disse Ted Lago.
          “O que vimos é muito interessante no sentido de que muitas das experiências utilizadas aqui podem ser implantadas ali, melhorando nossos processos e operações. E esperamos uma visita da equipe do Itaqui em breve, pois o setor portuário está cada vez mais próximo. à ideia de que somos complementares, e não concorrentes ”, disse Autran Amaral.
          Ele também destacou as semelhanças entre os dois portos. “Fazemos parte do Arco Norte, temos cargas e até alguns clientes em comum. Essa troca fortalece o setor e beneficia a todos, principalmente agora com o lançamento da BR do Mar, sistema de cabotagem que o Ministério da Infraestrutura está colocando em operação "ele adicionou.
          O Porto do Itaqui, administrado pela Emap, é um dos maiores complexos portuários de movimentação de cargas do país, certificado nas normas ISO 9001: 2015 e ISO 14001: 2015 (excelência em qualidade e gestão ambiental) e integra a Top 3 no ranking de desempenho ambiental da Antaq.
          A Codeba é a autoridade portuária responsável pela gestão dos portos públicos localizados na Bahia (Aratu - Candeias, Ilhéus e Salvador). A empresa trabalha para promover a expansão econômica e social, fornecendo infraestrutura e fiscalização para garantir a eficiência da operação e dos serviços portuários nesses portos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário