sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Embarques globais de grãos têm expansão e elevam preços dos fretes marítimos


          Como as exportações de produtos agrícolas a granel despencaram no primeiro trimestre deste ano e apresentaram uma perspectiva desanimadora para as taxas de frete Panamax e Handymax, em um surpreendente segundo trimestre as taxas de frete praticamente triplicaram, relata a BIMCO.
          Embora os volumes totais de exportação de produtos agrícolas estejam agora em alta, na primeira metade do ano eles não se destacaram, enquanto no primeiro trimestre de 2020 certamente ofereceram muito pouco. Por outro lado, um aumento significativo na demanda por transporte marítimo e um aumento nas exportações em abril, maio e junho salvou as taxas de frete do Panamax e do Handymax. Tanto que passaram de US $ 5.000 / dia para algo entre US $ 10.000-US $ 13.000 / dia até 26 de agosto. As tarifas chegaram ao fundo do poço em meados de maio e, desde então, têm sido apoiadas pelas exportações de cereais da América do Sul para a Ásia.
          As exportações crescem 22% ano-a-ano no segundo trimestre. Os volumes de exportação agrícolas combinados dos Estados Unidos, Argentina e Brasil totalizaram 148,6 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2020, em comparação com 136,8 milhões no mesmo período de 2019. O aumento foi impulsionado por fortes exportações de soja em grão do Brasil, o que fez com que as suas exportações agrícolas totais aumentassem 40% no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2019.
          Este impressionante segundo trimestre substitui as fracas exportações do primeiro trimestre, que foram atingidas por uma queda de 15% nas exportações dos EUA, principalmente como resultado da queda nas exportações de soja. O primeiro trimestre foi o de maior queda para o produto de alto volume, já que as exportações foram 2,4 milhões de toneladas (-20%) menores neste ano do que nos três primeiros meses de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário