Por ocasião
da inauguração, em 17 de fevereiro, em Bruxelas, da Semana Europeia do
Transporte Marítimo de 2020, o principal evento das Associações de Armadores da
Comunidade Europeia (ECSA), um novo relatório da Oxford Economics mostra que,
em 2018, o transporte marítimo A European contribuiu diretamente com US$ 58,499
milhões para o Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia (UE).
O estudo também destaca que, levando
em consideração os efeitos do contágio em outros setores da economia da UE, a
contribuição total é de US$ 161.416 milhões. A indústria naval européia emprega
diretamente 685.000 pessoas. No total, tendo em conta os efeitos sobre outros
setores da economia da UE, a indústria marítima europeia mantém 2 milhões de
empregos.
Embora seja difícil fazer uma
comparação direta com os números anteriores de 2015, devido a mudanças na
metodologia e nas fontes de dados, as tendências do transporte marítimo europeu
são claras. O setor, com poucas exceções, permanece sob forte pressão devido às
difíceis condições do mercado, o que resultou em uma diminuição da contribuição
da UE para o PIB. Consequentemente, o número de empregos criados pela indústria
europeia de transporte marítimo também permanece pressionado.
"As atuais tensões entre as
potências comerciais mundiais, o aumento da pirataria no Golfo da Guiné e a
insegurança ao longo do Golfo de Hormuz contribuem para as difíceis e incertas
condições do mercado", disse Martin Dorsman, Secretário Geral da ECSA. "O
transporte marítimo é e deve sempre ser um dos ativos mais valiosos da Europa,
econômica, social e culturalmente", afirmou.
Ele acrescentou que "existem
muitas oportunidades, além de desafios enfrentados pelo setor. Especialmente as
condições contínuas de depressão do mercado para muitos armadores da UE
representam desafios adicionais para a indústria que deseja descarbonizar o
mais rápido possível e contribuir para a criação de empregos. trabalho seguro e
altamente qualificado na Europa ".
Dorsman observou ainda que "para
que o transporte marítimo europeu continue funcionando, os reguladores precisam
adotar uma perspectiva global e garantir condições iguais em todo o mundo"
e acrescentou que o Brexit é um fator que contribui para as incertezas às quais
Rostos da indústria naval europeia.
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