quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Transporte marítimo reduz sua participação no PIB da União Europeia


          Por ocasião da inauguração, em 17 de fevereiro, em Bruxelas, da Semana Europeia do Transporte Marítimo de 2020, o principal evento das Associações de Armadores da Comunidade Europeia (ECSA), um novo relatório da Oxford Economics mostra que, em 2018, o transporte marítimo A European contribuiu diretamente com US$ 58,499 milhões para o Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia (UE).
          O estudo também destaca que, levando em consideração os efeitos do contágio em outros setores da economia da UE, a contribuição total é de US$ 161.416 milhões. A indústria naval européia emprega diretamente 685.000 pessoas. No total, tendo em conta os efeitos sobre outros setores da economia da UE, a indústria marítima europeia mantém 2 milhões de empregos.
          Embora seja difícil fazer uma comparação direta com os números anteriores de 2015, devido a mudanças na metodologia e nas fontes de dados, as tendências do transporte marítimo europeu são claras. O setor, com poucas exceções, permanece sob forte pressão devido às difíceis condições do mercado, o que resultou em uma diminuição da contribuição da UE para o PIB. Consequentemente, o número de empregos criados pela indústria europeia de transporte marítimo também permanece pressionado.
         "As atuais tensões entre as potências comerciais mundiais, o aumento da pirataria no Golfo da Guiné e a insegurança ao longo do Golfo de Hormuz contribuem para as difíceis e incertas condições do mercado", disse Martin Dorsman, Secretário Geral da ECSA. "O transporte marítimo é e deve sempre ser um dos ativos mais valiosos da Europa, econômica, social e culturalmente", afirmou.
         Ele acrescentou que "existem muitas oportunidades, além de desafios enfrentados pelo setor. Especialmente as condições contínuas de depressão do mercado para muitos armadores da UE representam desafios adicionais para a indústria que deseja descarbonizar o mais rápido possível e contribuir para a criação de empregos. trabalho seguro e altamente qualificado na Europa ".
         Dorsman observou ainda que "para que o transporte marítimo europeu continue funcionando, os reguladores precisam adotar uma perspectiva global e garantir condições iguais em todo o mundo" e acrescentou que o Brexit é um fator que contribui para as incertezas às quais Rostos da indústria naval europeia.

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