quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Transporte marítimo da China cai 90% por causa do coronavírus

         Os volumes de remessas da China estão caindo à medida que o impacto do surto de coronavírus no setor se expande. Nesse contexto, as companhias de navegação estão se preparando para receber golpes financeiros devido à queda na produção, relata o WSJ.
         "Uma quantidade substancialmente menor de carga está sendo mobilizada entre a China e o resto do mundo", disse Lars Jensen, chefe do grupo de pesquisa marítima Sea Intelligence da Dinamarca, que acrescentou que há duas semanas "30 itinerários adicionais foram cancelados, 23 deles através do Pacífico e o resto para a Europa ".
         Jensen disse que itinerários cancelados, que excederam 50 desde o final de janeiro, atrasarão ou reduzirão os envios para os EUA, onde os varejistas podem observar uma desaceleração no reabastecimento tradicional de estoque da primavera.
         Cinco operadores de navios porta-contêineres europeus e asiáticos disseram ao Journal que estão preparando alertas sobre sua renda no primeiro semestre ou durante o ano todo.
         As companhias de navegação esperavam uma recuperação nos negócios com o abrandamento da Guerra Comercial entre os Estados Unidos e a China. "Se isso continuar, eles verão um mar vermelho este ano. É muito ruim", disse o diretor financeiro de uma grande companhia de navegação chinesa, que preferiu não ser identificado.
         Um corretor de Xangai (foto) disse que pelo menos um navio porta-contêiner que pode transportar mais de 20.000 contêineres deixou Xangai para o norte da Europa com apenas 2.000 contêineres cheios.
         "Ele pegará mais nos portos a caminho, mas os dados de carga mostram que chegará à Europa com cerca de 35% de carga", disse o corretor. "Isso é sem precedentes e muito dinheiro está sendo perdido porque nem sequer cobre o custo do combustível", acrescentou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário