Os volumes
de remessas da China estão caindo à medida que o impacto do surto de
coronavírus no setor se expande. Nesse contexto, as companhias de navegação
estão se preparando para receber golpes financeiros devido à queda na produção,
relata o WSJ.
"Uma quantidade substancialmente
menor de carga está sendo mobilizada entre a China e o resto do mundo",
disse Lars Jensen, chefe do grupo de pesquisa marítima Sea Intelligence da
Dinamarca, que acrescentou que há duas semanas "30 itinerários adicionais
foram cancelados, 23 deles através do Pacífico e o resto para a Europa ".
Jensen disse que itinerários
cancelados, que excederam 50 desde o final de janeiro, atrasarão ou reduzirão
os envios para os EUA, onde os varejistas podem observar uma desaceleração no
reabastecimento tradicional de estoque da primavera.
Cinco operadores de navios
porta-contêineres europeus e asiáticos disseram ao Journal que estão preparando
alertas sobre sua renda no primeiro semestre ou durante o ano todo.
As companhias de navegação esperavam
uma recuperação nos negócios com o abrandamento da Guerra Comercial entre os
Estados Unidos e a China. "Se isso continuar, eles verão um mar vermelho
este ano. É muito ruim", disse o diretor financeiro de uma grande
companhia de navegação chinesa, que preferiu não ser identificado.
Um corretor de Xangai (foto) disse que pelo
menos um navio porta-contêiner que pode transportar mais de 20.000 contêineres
deixou Xangai para o norte da Europa com apenas 2.000 contêineres cheios.
"Ele pegará mais nos portos a
caminho, mas os dados de carga mostram que chegará à Europa com cerca de 35% de
carga", disse o corretor. "Isso é sem precedentes e muito dinheiro
está sendo perdido porque nem sequer cobre o custo do combustível",
acrescentou.
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