quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Porto de Imbituba realiza embarque recorde de minério de ferro

          O navio RIK Oldendorff deixou o Porto de Imbituba, nesta semana, com 104.969,88 toneladas de minério de ferro. O volume exportado em um único navio, de aproximadamente 105 mil toneladas, marcou uma nova era nas operações do terminal do sul catarinense, sendo o maior embarque de granel sólido já realizado na Região Sul do Brasil, segundo dados do Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que faz o acompanhamento desde 2010. Este foi o segundo recorde de embarque no Porto em 2020. A liderança anterior era de 89,5 mil toneladas, obtida em janeiro.
         O cargueiro, de bandeira liberiana, seguiu para o Porto de Tianjin, na China. Medindo 260m de comprimento e 43m de largura, deixou o porto com 13,5m de calado, que é a distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio. A embarcação RIK Oldendorff foi atendida pela agência marítima Friendship e a operação foi realizada pela empresa Imbituba Logística Portuária (ILP).
         O governador Carlos Moisés considera o bom momento da atividade portuária uma demonstração do potencial que Santa Catarina tem para explorar esse modal. “Estamos qualificando a gestão dos portos catarinenses e os resultados já aparecem. Trabalhamos para marcas importantes como esse recorde do Porto de Imbituba e, principalmente, fazer dos terminais portuários um instrumento para o desenvolvimento de Santa Catarina”, destaca.
          Desde 2012, o Porto de Imbituba é administrado pelo Estado de Santa Catarina, pela SCPAR Porto de Imbituba, estatal subsidiária da holding SCPAR, braço empreendedor do estado catarinense. “Estamos alinhados com o governo do estado para propiciar o desenvolvimento econômico sustentável, buscando constantemente melhores condições comerciais para os empreendedores, trabalhadores e a sociedade", destaca o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler.
          "Diante desta e das demais conquistas que estamos registrando juntamente à comunidade portuária, vemos dia a dia o cumprimento de nossa missão enquanto estatal de qualificar o Porto de Imbituba para operações cada vez mais eficientes”, avalia o executivo. Características como a facilidade de acesso ao Porto, com uma ampla bacia de manobras, e a profundidade nos cais têm contribuído para o recebimento e envio de navios com maior capacidade de cargas. Além disso, a flexibilidade operacional e o baixo tempo de espera para atracação são alguns dos excelentes diferenciais do Porto no atendimento às necessidades do mercado, explica Ziegler.
          O minério de ferro embarcado no Porto tem origem em Imbituba, a partir de um processo industrial de uma extinta indústria carboquímica do município. O produto é utilizado na produção de aço, tintas, entre outras aplicações. Este é o terceiro navio de um projeto de exportação que reiniciou em dezembro de 2019.

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