O último relatório do XSI Public
Index da Xeneta revela que o mercado de contratação de longo prazo sofreu um
terceiro mês consecutivo de aumento, equivalente a um aumento de 8% em relação
ao ano anterior. No entanto, apesar da leve evolução positiva do mercado, ainda
existe uma preocupação com a capacidade das companhias de navegação de
recuperar os custos de conformidade com os novos regulamentos da IMO sobre
combustíveis com baixo teor de enxofre até 2020.
O XSI, que fornece inteligência de
mercado com base em dados de transporte marítimo em tempo real, considerando
informações de tarifas dos principais remetentes do mundo, seguiu uma
trajetória difícil por 18 meses para o setor, com uma tendência geral de queda
nos Taxas em vigor desde o verão de 2018. No entanto, com base nos 160 milhões
de pontos de dados usados pelo relatório, essa tendência foi revertida apenas em pequena
quantidade, com o aumento de 0,9% em dezembro Foi consolidado com um aumento de
2,2% ao longo de janeiro.
Um desenvolvimento que, de acordo com
o CEO da Xeneta, Patrik Berglund, não é o que o mercado esperava, dado o
alvoroço do IMO2020 ao longo do ano passado. Existem inconsistências em todas
as áreas, diz ele. O XSI divide as flutuações das taxas por região, ilustrando
os desenvolvimentos detalhados das tendências nas principais rotas comerciais.
Na Europa, o benchmark de importação mostrou
progresso, aumentando 2,4% em relação ao mês passado (um aumento de 9,2% em
relação ao ano anterior), enquanto o valor das exportações mostrou um aumento
marginal de 0 3%. O índice de importação do Extremo Oriente aumentou 4,9%, e
agora subiu 10% em relação à baixa histórica registrada em outubro de 2019. As
exportações também avançaram na direção certa, com um salto igualmente
impressionante de 4, 5% em relação ao mês passado.
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