terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Principais commodities exportadas pela América Latina são afetadas pelo coronavirus na China


          O diretor de qualificações corporativas da Fitch Brasil, Ricardo Carvalho,disse que é muito cedo para tirar conclusões precipitadas sobre o efeito do coronavírus nas exportações de commodities da América Latina para a China. “Não podemos avaliar exatamente a extensão do impacto nas empresas de commodities Elas têm a China como seu principal mercado. Mas, certamente, já seria relevante simplesmente por causa de medidas de prevenção e limites à mobilização de pessoas, bens e serviços”, advertiu.
          A América Latina é para a China o segundo fornecedor de minério de ferro, o primeiro de cobre, a primeira de soja e a primeira de carne. Brasil, Chile, Peru, Argentina e Uruguai são líderes na exportação desses produtos para o país asiático. Um relatório recente do Fundo Monetário Internacional (FMI) incluiu a epidemia de coronavírus na China entre os "riscos significativos negativos" para as economias latino-americanas em 2020. Antes do início da epidemia, a economia latino-americana era projetada para crescer Lean 1,6% este ano.
         A China é o maior consumidor de petróleo bruto do mundo. O preço caiu 20% em um mês (janeiro) e os especialistas estimam que a redução da demanda seria de meio milhão de barris por dia. O mix mexicano ficou quase 5 dólares abaixo do preço estimado no orçamento e não se sabe quanto se perderia com esse preço, porque não são públicos os dados de quantos barris garantem a cobertura do petróleo. A redução dessa demanda promete impactar até países que não fazem parte da OPEP. Para o JP Morgan, de acordo com relatos da mídia nacional, a projeção de crescimento na Colômbia seria reduzida para 3% este ano, em parte porque as exportações de derivados representam 40% de seu total.
          O Brasil, que tem a China como principal parceiro há uma década, acendeu as luzes de alerta de sua economia diante da desaceleração da atividade do país asiático. Minério de ferro e soja são os produtos que abastecem o mercado chinês e melhoram a balança comercial brasileira.O preço de importação de minério de ferro da China caiu acentuadamente após a retomada da atividade após o recesso do Ano Novo Chinês no final de janeiro e continuou a cair para US $ 84,94 por tonelada, de acordo com a Fastmarkets MB, totalizando uma queda na 9,4% em dois dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário