quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Porto de Rio Grande embarcará safra gaúcha de grãos com calado maior

          O Porto de Rio Grande vai escoar a atual safra gaúcha de grãos com novas medidas. A alteração veio com a finalização da dragagem de manutenção do canal de passagem. A obra, aguardada desde 2015, permite ampliar a profundidade para 18,5 metros na área externa e para 16,5 metros na interna. No Porto Novo, o calado passa de 9,45m para 11m.
          Agora, falta apenas a homologação da Marinha para vigorar as novas medidas. Na prática, isso permitirá que navios com maior capacidade de carga consigam entrar e sair sem ficar na dependência das condições meteorológicas. "A homologação referenda esse trabalho. Devemos ter incremento de 15% no volume geral movimentado com a finalização da dragagem", avalia o superintendente da Portos RS (que administra o complexo rio-grandino), Fernando Estima.
          A previsão é de que o aval da Marinha saia em até 90 dias depois da solicitação feita dia 13 deste mês. Autoridades, empresas e práticos já foram informados das novas dimensões. com isso, explica Estima, operadoras de embarcações têm mais tranquilidade para o trânsito de navios. "É um período transitório entre a dragagem, as informações da profundidade mais estável e a homologação que chegará", acrescenta o superintendente. (fonte: Zero Hora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário