segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Terminal do Arroz em Rio Grande terá edital lançado na sexta-feira

          O governador gaúcho Eduardo Leite vai lançar na sexta-feira, 14, o edital para construção do TLA (Terminal Logístico do Arroz), no Porto de Rio Grande, antiga reivindicação dos orizicultores do Estado. A estrutura será erguida na antiga instalação da Cesa (Companhia Estadual de Silos e Armazéns), que se encontra desativada.
          Segundo o superintendente da Portos RS (que administra o Porto de Rio Grande), Fernando Estima, a empresa vencedora deverá assumir a gestão ainda em 2020 e investir imediatamente R$ 5 milhões em melhorias no local. "O arroz era um produto que não tinha dedicação específica na logística e disputava espaço com a soja. Esse terminal terá mais de cem silos, com capacidade estática de 50 mil toneladas", destacou Estima.
          Os arrozeiros consideram a criação da estrutura própria fundamental para alavancar os negócios no exterior. Entre março do ano passado e janeiro deste ano, dentro do ano comercial levado em consideração pelo setor, o país exportou 1,3 milhão de toneladas do produto. Os embarques foram praticamente na sua quase totalidade feitos pelo complexo rio-grandino, informou o Sindarroz-RS (Sindicato da Indústria do Arroz do Rio Grande do Sul).
          - Hoje, um dos fatores que limitam o aumento das exportações é a logística, Tendo condições e segurança para o escoamento, podemos exportar até 2 milhões de toneladas - calcula o diretor-executivo do sindicato, Tiago Barata. O segmento também intensifica a busca por novos mercados, com o dólar atrativo para os exportadores, em patamar acima de R$ 4. Entre os potenciais novos compradores do arroz brasileiro, estão o México e o Iraque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário