quarta-feira, 22 de maio de 2019

Tecon Rio Grande é alternativa para atrair novos meganavios


          Uma nova geração de navios, as megaembarcações, está chegando aos mares brasileiros e o Tecon Rio Grande, empresa do grupo Wilson Sons, já está preparado para recebê-los. Com capacidade de transportar até 14 mil teus (unidade referente a contêineres de 20 pés), os meganavios devem aumentar o movimento anual em 6,5% nos próximos cinco anos no Brasil, conforme a consultoria marítima Datamar, atraindo principalmente cargas do Conesul.
         Com estrutura robusta e capacidade de atracação para este tipo de embarcação, o Tecon Rio Grande movimentou um total de 448.865 contêineres em 2018, sendo que a modalidade de transbordo foi de 70.405, 15,896% do volume total do terminal. Ciente da importância de ter boa produtividade e acessibilidade, o terminal tem conexões com linhas que vão para os principais destinos portuários do mundo: Europa, Ásia, Golfo do México, Mediterrâneo e Estados Unidos.
           O Tecon Rio Grande aportou 40 milhões de dólares (cerca de 150 milhões de reais) nos últimos anos para automação, aquisição de tecnologia e de novos equipamentos, os quais foram pensados no sentido de aperfeiçoar e modernizar sua infraestrutura. Igualmente, vem apoiando a operação de dragagem, a qual está em andamento e que ratifica a visão no futuro do porto. Outro fator que favorece o recebimento de meganavios é a tecnologia para controle do acesso à barra (VTMIS) e boias inteligentes que certificam as condições climáticas do mar no acesso ao porto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário