quinta-feira, 23 de maio de 2019

MAN e DB Schenker realizam teste pioneiro com dois caminhões ligados em rede na Alemanha


          A DB Schenker, a MAN Truck & Bus e a Universidade Fresenius vão utilizar caminhões ligados em rede pela primeira vez numa aplicação prática na indústria da logística. Esta iniciativa está integrada num teste de platooning conjunto entre a MAN e a DB Schenker.
          O platooning é um sistema através do qual dois caminhões se deslocam em conjunto na auto-estrada, com a ajuda de sistemas de assistência técnica de condução e controlo. Neste sistema, todos os veículos estão ligados entre si através de um ‘reboque’ eletrônico baseado na comunicação entre veículos.
          “A condução autônoma e em rede vai alterar profundamente o transporte rodoviário. Este projeto vai testar o platooning pela primeira vez em operações logísticas diárias. Estamos muito felizes por poder integrar os veículos nos testes operacionais”, diz Ewald Kaiser, Chefe de Operações da DB SChenker.
          Já Frederik Zohm, membro do Conselho Executivo para Investigação e Desenvolvimento da MAN Truck & Bus, sublinha que “já provamos que a tecnologia de platooning funciona em diversos projetos anteriores, como o European Truck Platooning Challenge em 2016. Adaptar esta tecnologia a condições reais do dia-a-dia no setor logístico é o desafio que agora enfrentamos.”
          Esta parceria, estabelecida em maio de 2017, irá permitir, segundo as empresas, “o teste de comboios de caminhões por um período de vários meses, como parte das operações da DB Schenker em condições de trânsito reais na auto-estrada A9 entre Munique e Nuremberg. Esta será também a primeira vez que motoristas profissionais da DB Schenker vão substituir os motoristas de teste ao volante dos caminhões. As suas experiências e avaliações do platooning são o ponto central do trabalho na Universidade Fresenius, que oferece o apoio científico para os test drives como terceiro parceiro deste projeto.
          Quando a fase de treino deste projeto estiver terminado serão efetuados testes semanais e, posteriormente, diários, que incluirão operações regulares com carga ao longo de 2018. Os comboios de caminhões vão deslocar-se até três vezes por dia entre os centros logísticos da DB Schenker de Munique e Nuremberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário