Ao
completar um ano de operação, o projeto Fertilizantes idealizado pela Rumo,
maior operadora de ferrovias do país, em parceria com a JM-Link, registrou
novos recordes operacionais significativos de importação do produto. Em abril
de 2019, o navio Theresa Hebei atracou no Porto de Santos com mais de 72 mil
toneladas de fertilizantes da Companhia Belarusian Potash Company (BPC),
superando a marca de 71 mil toneladas registrada em novembro do ano passado.
Responsável por administrar o
principal corredor ferroviário de exportação de grãos do país, que conecta a
cadeia produtiva do Centro-Oeste ao Porto de Santos, a Companhia desenvolveu
uma estratégia comercial de round-trip (ciclo completo), onde parte dos vagões
descarregados com grãos no porto passaram a retornar carregados de
fertilizantes até o terminal da Rumo em Rondonópolis (MT). “Nossa projeção é
que, em 2019, ao redor de 50% do consumo de fertilizantes importados para o
Mato Grosso seja proveniente da ferrovia”, destaca Jose Eduardo Grandi
Cavalcanti, Executivo de Vendas da empresa.
Para 2019, a Rumo estima uma
movimentação de aproximadamente 2 milhões de toneladas de fertilizantes. O valor
equivale a quase 23 mil vagões, o que representa cerca de 50 mil viagens de
caminhões nas estradas com destino a Rondonópolis. Esta operação melhora o
custo logístico para os produtores rurais, aumenta a segurança nas estradas e
reduz a emissão dos poluentes no meio ambiente.
“O projeto trouxe uma alternativa
rentável para o mercado de importação, otimizando os custos logísticos por meio
da alta capacidade do modal ferroviário. A perspectiva para os próximos anos é
de seguir expandindo as operações neste segmento”, explica Cavalcanti.
Para viabilizar a operação de
fertilizantes, a Rumo em parceria com a JM-Link já investiu mais de R$ 200
milhões na infraestrutura do terminal. O complexo tem capacidade para
descarregar até 7,5 milhões de toneladas por ano, e é estruturado com duas
linhas ferroviárias que descarregam oito vagões ao mesmo tempo, duas correias
transportadoras independentes de 1.200 t/hora cada e capacidade estática de 64
mil toneladas. Visando o crescimento de acordo com a demanda e o plano de
crescimento, o terminal poderá chegar a 192 mil toneladas de capacidade
estática nos próximos anos.
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