quinta-feira, 9 de maio de 2019

Autoridade do Canal do Panamá aplicará ajustes de calado para navios panamax


         A ACP (Autoridade do Canal do Panamá) decidiu nesta quarta-feira, 8, por causa dos baixos níveis de água nos lagos Gatún e Alajuela, aplicar novos ajustes no calado para a passagem de navios neopanamax. A gestora advertiu ainda que a situação pode piorar se não chover nos próximos dias.
          O vice-presidente executivo de Ambiente, Água e Energia da ACP, Carlos Vargas, disse que como tem chovido muito pouco, o aporte dos rios aos dois lagos vem sendo muito baixo. “O Alajuela mantém um déficit de cerca de 4,28 metros e o Gatún perda de 1,52 m”, explicou.
          “Nos últimos cinco meses não choveu como era esperado na região do Canal e isto obrigou a emitir novos avisos as companhias de navegação ajustando mais o calado dos navios”, justificou Vargas. O representante da ACP disse que “O calado das embarcações depende da carga e ao emitir o ajuste as transportadoras têm que trazer menos cargas para poder cruzar o canal”. O último calado ajustado ocorrerá em 28 de maio, e deverá ser de 43 pés para navios neopanamax e de 38,5 pés para os panamax.
.          As entidades representativas dos setores produtivos manifestaram preocupação com a escassez hídrica. O presidente da Câmara de Comércio, Indústrias e Agricultura do Panamá, Gabriel Barletta, destacou que há uma grande preocupação com o fenômeno El Niño. A diretora da Associação Panamenha de Executivos de Empresas (Apede), Mercedes Eleta de Brenes, sugeriu que o Panamá construa um reservatório para atender o Canal.
           Os prejuízos provocados nas operações no Canal do Panamá, oscilam em torno de US$ 15 milhões. A chegada do El Niño pode elevar bastante as cifras. A ocorrência do fenômeno em 2016 foi o que causou maior impacto nos ajustes de calado nos últimos anos, lembrou a executiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário