A obra da
bacia de evolução no Rio Itajaí-Açu, que abriga os portos de Itajaí e Navegantes, em Santa Catarina, foi
concluída, mas não entregou a largura e a profundidade esperadas pelos
administradores, o que permitiria a entrada de navios maiores. Por isso, só no
Porto de Navegantes, 20 navios tiveram que ser redirecionados neste ano, com um
prejuízo de cerca de R$ 24 milhões para a economia local.
A expectativa era de poder receber
navios com 336 metros de largura, como os ocorre nos maiores portos do país.
Desde julho de 2016 os portos esperavam a conclusão das obras, que foram
concluídas quase 3 anos depois. O contrato daquela época previa um volume de
material a ser retirado do fundo do rio na obra. Quando esse volume foi
atingido, a empresa considerou os trabalhos encerrados. No entanto, a
quantidade de detritos aumentou ao longo dos anos e prejudicou o tamanho final
da bacia.
Para o governo do estado, não há
nenhuma irregularidade no contrato e na entrega. O governo do estado investiu
R$ 125 milhões na obra. Cálculos preliminares apontam que devem ser investidos
mais R$ 50 milhões para a expansão no tamanho necessário, sob responsabilidade
do Porto de Itajaí.
O diretor-superintendente da
Portonave, Osmari Castilho Ribas, calcula que cada contêiner movimenta cerca de R$ 1,2 mil na
economia da região, por isso os R$ 24 milhões de prejuízo com os 20 navios. "É
uma linha que nós temos atualmente de Ásia ela traz o convencional bastante
importação, importante pra nossa região, e nós temos perdido essas atracações
pela nossa ausência de área de manobra", diz Ribas.
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