terça-feira, 7 de maio de 2019

Falta de investimento em infraestrutura afeta agricultura da América Latina


          Análise de técnicos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) apontou que se não forem feitos investimentos em infraestrutura a agricultura será afetada em diversos países da América Latina. O estudo revelou que o problema é especialmente grave na Argentina, Bolívia, Costa Rica, Chile, Jamaica e Peru, que precisam de urgentes aplicações em energia, transporte, telecomunicações, água e saneamento. Mas o cálculo previu perda de cerca de US$ 900 milhões para toda a região.
         “Descobrimos que a produtividade na agricultura, por exemplo, se beneficiaria de investimentos principalmente em transporte, energia e construções”, disse Eduardo Cavallo, um dos coordenadores do informe macroeconômico e economista do BID. A avaliação foi baseada no estudo, que também foi realizado em outros 70 países em todo o mundo e serve de alerta para a produtividade na indústria, no comércio e nos setores agrícolas.
        “Um aumento de 1% na produtividade do transporte aumentaria o rendimento agrícola em 1,2%. Já um incremento de 1% na produtividade dos serviços públicos elevaria a produtividade agrícola em apenas 0,5%, disseram os técnicos do órgão. Um produtor mexicano se beneficiaria tanto de melhores caminhos como de energia mais barata, mas com melhores estradas o benefício seria maior”, explicou o técnico em infraestrutura, Alejandro Izquerdo.
        Segundo ele, os investimentos em transporte são particularmente úteis para a agricultura. Agora, a equipe do BID está examinando se os dados agregados obtidos em muitos países também se aplicam a um país específico, em virtude de suas características únicas. “A evidência, em nível setorial da nossa mostra proporciona um indicativo da rota a ser adotada em relação aos setores em que determinados investimentos em infraestrutura são melhores e quais devem ser estas aplicações”, esclareceu Izquerdo.
        O passo seguinte é contrastar esta evidência com os dados específicos do país para confirmar se as indicações de investimentos são corretas. “Por isso, agora estamos realizando estudos de casos pilotos, como na Argentina, para sugerir estratégias de investimentos em infraestrutura bem fundamentadas”, assinalou o técnico.
          Esse cenário, os planos de investimentos públicos de um país, deveriam estar alinhados com os estudos, defendem os especialistas do BID. “Em tempos de dificuldades e recursos limitados, cada dólar de investimento conta e deve ser bem canalizado”, afirmou Izquerdo.
       Segundo os especialistas do órgão, se os países incrementarem os investimentos em infraestrutura para atacar o desnível em relação aos países desenvolvidos agrupados na OCDE, o crescimento da produtividade de toda a economia poderia aumentar em até 75%, prognosticou o estudo. Isto significa que o ingresso per capital da região poderia duplicar na metade do tempo e assegurar o crescimento, mesmo em períodos de recessão e de dificuldades econômicas, que são cada vez mais recorrentes na América Latina, concluiu a análise.


Nenhum comentário:

Postar um comentário