sexta-feira, 24 de maio de 2019

Mourão defende na China exportação de produtos de maior valor agregado

    
          O vice-presidente, Hamilton Mourão, defendeu nesta quinta-feira, 23, que o Brasil precisar diversificar suas exportações com produtos de maior valor agregado. A declaração do general foi dada no Conselho Empresarial Brasil-China, em Pequim. “A China continuará a crescer acima da média mundial e sua demanda por alimentos, por exemplo, deverá crescer de 11% a 13% até 2030. Iremos trabalhar para ampliar e diversificar as exportações brasileiras com maior valor agregado”, disse.
          Hamilton Mourão cumpre agenda oficial no país até a próxima sexta-feira (24). Dessa forma, a viagem à China é uma preparação para a ida do presidente Jair Bolsonaro no segundo semestre. Assim, nesta quinta, o vice-presidente vai liderar a reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban). A reunião do Cosban vai ocorrer depois de 4 anos sem encontros. Assim, a comissão é o principal órgão de relação bilateral entre o Brasil e a China.
          Frigoríficos No mesmo sentido, o Ministério da Agricultura tenta habilitar mais plantas de frigoríficos a exportarem ao mercado chinês. Contudo, na quarta-feira (22), a ministra Tereza Cristina afirmou que a China pretendia liberar apenas 20 unidades. No entanto, o Brasil tem uma lista de 78 plantas plantas que tenta habilitar. Uma relação das unidades será enviada ao ministério da agricultura chinês ainda esta semana. Desse modo, Tereza Cristina afirmou ter insistido às autoridades para que avaliassem as plantas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário