terça-feira, 28 de maio de 2019

Porto de Montevidéu agiliza compra de nova grua móvel


          O presidente da ANP (Administración Nacional de Puertos), Alberto Diaz, anunciou que duas empresas que não atuam no Porto de Montevidéu, apresentaram proposta para o fornecimento de uma grua móvel para os molhes públicos. Segundo ele, o novo equipamento será utilizado para atender, principalmente, os transbordos dos navios paraguaios.
          A previsão é de que a grua entre em operação até fim de 2019. A sua utilização concretizará os espaços públicos do porto da capital uruguaia, incluindo os molhes C e D, cuja inauguração foi anunciada pelo ministro de Transporte e Obras Públicas, Victor Rossi, para o dia 14 de junho. A grua móvel multicarga é similar a que opera no terminal de Fray Bentos e permitirá movimentar contêineres, granéis e produtos pesados.
          As duas empresas, que não atuam no porto, apresentaram propostas no processo licitatório. “Em breve, saberemos se o processo foi bem finalizado, ou se será necessário iniciar um novo”, revelou Rossi. De acordo com Diaz, da ANP, “os navios paraguaios e os de cabotagem estavam sendo atendidos de forma deficitária porque os operadores privados não habilitaram equipamentos suficientes, prejudicando as operações.
          A ANP informou que as grúas que serão substituídas estavam fora de serviço por estarem sucateadas. Por isso, o novo equipamento se faz necessário, disse Diaz. “Não estamos decidindo operar de forma direta, o que estamos dizendo é que vamos operar como vínhamos fazendo, com as gruas manejadas por funcionários da Administración, e todos nossos operadores que comprarem os serviços de gruas sabem disso”, assegurou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário