quinta-feira, 12 de maio de 2016

Argentina colhe resultados positivos do fim da taxação às exportações de grãos com aumento nos embarques

         A determinação do presidente argentino Maurício Macri de suspender as retenções, taxação cobrada para a exportação de grãos, já produziu os primeiros resultados positivos. Conforme o Ministério da Agricultura do país vizinho, os embarques no primeiro trimestre cresceram 68% na comparação com igual período do ano passado.
         Estimulados pela nova estratégia do governo que permite o retorno ao mercado internacional, os produtores investiram na ampliação da safra a ser cultivada. A suspensão das retenções excluiu apenas a soja, que mantém 30% de taxa para exportação.
         O fim das retenções, na verdade, não influenciou quem compra e sim quem vende, analisou o economista Antônio da Luz, da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul). Em 2015, a Argentina plantaram a menor área de trigo em 110 anos, volume que foi expandido esse ano em 41%, ocupando 36,8 milhões de hectares.
         As projeções apontam para uma elevação de 10% na área cultivada na atual safra e uma produção 18% superior à safra passada, devendo atingir 125 milhões de toneladas, de acordo com o consultor Carlos Cogo. "Esses volumes dão poder de fogo ao país. A Argentina voltará a ser um grande player no mercado de alimentos", prognosticou ele. (imagem: Terminal de Grãos da Bunge, na Argentina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário