quinta-feira, 26 de maio de 2016

Codesp implanta sistema de gerenciamento do tráfego de navios no Porto de Santos


         A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária de Santos, conta com uma Supervisão de VTMIS (sigla do inglês Vessel Traffic Management Information System, que, na tradução livre do inglês, significa Sistema de Informação de Gerenciamento do Tráfego de Embarcações), ligada diretamente a sua Gerência de Gestão de Acesso.
         Ainda em fase de implantação, o VTMIS será um equipamento que permitirá à Docas monitorar o tráfego aquaviário da área portuária, dos canais de acesso e dos fundeadouros, ampliando a segurança das equipes que estão no mar e da navegação e a proteção ao meio ambiente, além ampliar a eficiência na movimentação de cargas, otimizando recursos e infraestrutura.
         O sistema será um suporte eletrônico à navegação, dotado de radares, câmeras de longo alcance e equipamentos meteoceanográficos. Ele fornecerá o conjunto de informações necessárias à tomada de decisão sobre o melhor uso dos acessos aquaviários ao Porto de Santos.
         Atualmente, a Supervisão de VTMIS acompanha a aquisição dos equipamentos e as obras para a implantação do sistema.
          Entre os setores envolvidos na implantação do projeto, estão a Superintendência de Tecnologia da Informação (TI) e os setores de Engenharia e Meio Ambiente. Quando tudo estiver pronto para operar, o sistema deve ter como principais interlocutores as superintendências de Operações Logísticas, de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.           Ao todo, o departamento conta com dez operadores de Tráfego Marítimo, com formação na área da Engenharia. Esses profissionais trabalham em regime de turno em rodízio, acompanhando as movimentações de tráfego marítimo do Porto, principalmente na área dos fundeadouros.
Atualmente, o Centro de Operação do VTMIS está em fase final de construção. Ele funcionará na antiga Ponte da Marinha, às margens do canal do estuário, na Ponta da Praia, nas proximidades do Canal 7, em Santos.
         Paralelamente, os equipamentos do sistema estão sendo homologados para aquisição. A previsão é de que, ainda neste ano, ocorram os testes de integração do sistema. O consórcio contratado para a implantação do VTMIS também deve capacitar os funcionários. O término de todos os trabalhos está previsto para maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário