segunda-feira, 23 de maio de 2016

Bolsas da Ásia e da Oceania fecham sem direção única nesta segunda pressionadas pela queda no petróleo e perspectiva de juros nos EUA

         As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta segunda-feira (23), com algumas pressionadas pela fraqueza recente do petróleo, por incertezas sobre a perspectiva dos juros nos EUA e pela falta de medidas concretas numa reunião do grupo dos sete países mais industrializados (G-7) na cidade japonesa de Sendai. Os mercados chineses, no entanto, encerraram o dia no azul.
         Ações do setor de energia ficaram pressionadas na região asiática e na Austrália, onde fica o principal mercado da Oceania, após o petróleo encerrar a sessão de sexta-feira em queda e se manter fraco nos negócios de hoje. No Japão, o índice Nikkei caiu 0,49%, a 16.654,60 pontos, em parte influenciado por uma queda de 2,2% na petrolífera Inpex. Em Sydney (foto), o australiano S&P/ASX 200 teve perda de 0,6%, a 5.318,90 pontos, pressionado por um recuo de 2% nos papéis de energia.
         O apetite por risco na Ásia também foi comprometido por especulação sobre quando o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) poderá voltar a elevar juros, após dirigentes do Fed sugerirem na semana passada que há chances de o ajuste ocorrer em junho. Além disso, ministros de finanças e presidentes de bancos centrais do G-7 se reuniram neste fim de semana, mas não tomaram qualquer iniciativa concreta no sentido de coordenar suas políticas fiscais.
         Outro fator negativo para o mercado em Tóquio foi o iene, que se valorizou ante o dólar durante a madrugada após o Japão divulgar superávit comercial maior que o esperado em abril. O Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, também ficou no vermelho, com baixa de 0,22%, a 19.809,03 pontos.
        Por outro lado, o Xangai Composto, principal índice acionário da China, subiu 0,6%, a 2.843,65 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 1,5%, a 1.820,99 pontos. Pequenos mercados da Ásia também mostraram desempenho positivo. Foi o caso do índice sul-coreano Kospi, que teve ganho de 0,39% em Seul, a 1.955,25 pontos, do filipino PSEi, que subiu 0,10% em Manila, a 7.306,69 pontos, e do Taiex, que saltou 2,6% em Taiwan, impulsionado por ações de tecnologia.
         As grandes mineradoras anglo-australianas, no entanto, foram influenciadas por uma forte queda de 5,4 nos futuros de minério de ferro negociados na bolsa chinesa de commodities de Dalian. A BHP Billiton e a Rio Tinto caíram 2,6% e 2,3%, respectivamente, no mercado de Sydney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário