quarta-feira, 25 de maio de 2016

TCP quer ampliar aproximação com o governo e as indústrias japonesas para incrementar os negócios com o país asiático

          As exportações brasileiras para o Japão no ano passado alcançaram mais de US$ 4,8 bilhões, tornando o país um importante parceiro comercial, ocupando atualmente o sexto lugar entre os compradores de produtos do Brasil, segundo o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
         Consumidor destacado de minérios de ferro, carne de frango congelada, milho em grão, soja e celulose, o país vem sendo “foco” do TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá) junto a FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), e alguns representantes de indústrias de alimentos e farmacêuticas, além de cooperativas, universidades e empresários, com objetivo de trocar experiências e atrair investimentos para o Paraná.
         O diretor Superintendente Comercial da TCP, Juarez Moraes e Silva (foto), disse que no Estado 10% da carne congelada exportada via Terminal de Contêineres de Paranaguá têm como destino o país asiático.  “A aproximação com a indústria e o governo local é de suma importância para atrair novos investimentos para o Paraná, ampliar possíveis parcerias comerciais e fortalecer as parcerias já existentes”, afirmou.
         O terminal participa da missão brasileira no Japão, apresentando o case do TCP e tem como proposta conhecer e avaliar inovações e tecnologias que, eventualmente, poderiam ser trazidas para o Estado.
          “Todos têm um objetivo em comum que é fortalecer os negócios com empresários daquele país e atrair mais investimentos e novas tecnologias para o Paraná”, explicou o executivo. ressaltando que o objetivo é também mostrar como o terminal atua em parceria com a ferrovia, “sendo o único terminal na sua área de influência a ter a integração do porto com a ferrovia”.
         Para Juarez o Japão tem uma das melhores tecnologias de transporte do mundo “e nós temos o objetivo de conhecer a infraestrutura portuária e ferroviária para trocar um pouco de experiências”.
         A comitiva conta com a presença de representantes da Cotriguaçu Cooperativa Central, uma das principais exportadoras de carnes paranaenses que representa 30% de toda movimentação de carnes no TCP.
         Além dela, o grupo conta com a presença da Terra Rica (Indústria de Calcário e Fertilizante de Solo), que é responsável por 28% da produção nacional de fécula e que utiliza a TCP como canal para exportação; e a Cooperativa Agrária Agroindustrial, da região de Guarapuava, produtora de mate e cevada.Também participam representantes da ANTT (Agência Nacional Transportes Terrestres) e da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná).
         “Do ponto de vista da economia, ao trazer novos investimentos para o Estado, criamos um círculo virtuoso: quanto mais negócios realizados, maior a demanda por produtos paranaenses, mais mão de obra contratada e toda a cadeia produtiva é beneficiada”, ressaltou Silva.
         Promovida todos os anos, as Missões Econômicas e de Amizade Brasil – Japão – que está em sua 43ªedição – tem como principal objetivo motivar empresas que detém alta capacidade de investimento e tecnologias de ponta em ferrovias integradas à operação portuária no Paraná, seja na operação do granel ou na operação de contêineres. De acordo com Silva o TCP considera que tem muitos interesses parecidos com os do país.
         “Queremos conhecer e avaliar inovações e tecnologias que, eventualmente, poderiam ser trazidas para o Estado. Eles possuem tecnologia de ponta e, assim como o Terminal de Contêineres de Paranaguá, têm experiência na utilização a integração intermodal com o uso de ferrovias”, revelou Moraes e Silva.


         Já com algumas parcerias concretas, Juarez contou que além de ser um importante importador de produtos brasileiros, o país também é responsável pelo fornecimento de produtos para a nossa indústria. “Esperamos que novas parcerias sejam firmadas a partir de contatos que estamos fazendo durante esse período de visitas”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário