segunda-feira, 16 de maio de 2016

Seis companhias de navegação formam a The Alliance, parceria que transportará 18% dos contêineres do mundo


         As companhias de navegação Hanjin, Hapag-Lloyd, KLine, Mitsui OSK Lines, NYK e Yang Ming formaram uma nova parceria denominada The Alliance. Os armadores anunciaram que o objetivo é servir as rotas comerciais marítimas Leste-Oeste, principalmente Ásia-Europa/Mediterrâneio, Ásia-Costa Oeste da América do Norte/Ásia-Costa Leste da América do Norte, Rota do Transatlântico e Ásia-Oriente Médio/Golfo Pérsico/Mar Vermelho.
         Os seis parceiros informaram que já concluíram os acordos entre si, prevendo o início de operações da nova aliança para abril de 2017, ainda sujeito a aprovações por parte de todas as autoridades regulatórias relevantes. Ficou definido que o período inicial de vigência da nova aliança será de cinco anos.
         A capacidade de transporte será de cerca de 3,5 milhões de teus, que carregam uma fatia de 18% do mercado de transporte marítimo em contêineres. A nova parceria vai compor uma das maiores frotas mundiais, somando mais de 620 navios no total a serviço do futuro portfólio de serviços do grupo.
          A nova parceria surge em meio as especulações constantes a respeito das potenciais mudanças entre os integrantes das alianças mundiais, após a compra da NOL/APL pela CMA CGM, cuja aprovação final ainda está pendente, além da fusão entre as duas estatais chinesas Cosco e CSCL.
          O anúncio, feito em abril deste ano, sobre a formação da “Ocean Alliance”, composta por quarto armadores de três alianças anteriores – CMA CGM, COSCO Container Lines, Evergreen Line and OOCL, levou os especialistas a especularem se algumas das linhas excluídas dos acordos vigentes viriam a se agrupar também, ou se correriam o risco de serem deixadas à margem. Assim como a nova “The Alliance”, a gigante “Ocean” pretende iniciar operações a partir de abril de 2017, dependendo de aprovações regulatórias.
         A Hapag-Lloyd, que anunciou recentemente estar em discussões com a UASC sobre uma potencial fusão, declarou que as negociações ainda permanecem em andamento, embora ainda sem uma conclusão. Antecipou, no entanto, que a UASC deve ser tornar integrante da nova “The Alliance”, permitindo que a capacidade do novo grupo ultrapasse os 4 milhões de Teus.
         Em declaração conjunta, os membros da The Alliance garantiram que o acordo vai permitir cobertura direta de todos os mercados, garantindo maior frequência em um único produto, com confiabilidade e transit times atrativos. Explicaram que m ais detalhes sobre os serviços serão publicados futuramente. “Resta saber se os membros envolvidos na gigantesca aliança conseguirão trabalhar as divergências naturais de cada parceiro em prol de seus objetivos comuns”, avaliou um especialista de Coopenhagen, em entrevista ao Wall Street Journal.

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