quinta-feira, 26 de maio de 2016

Autoridades gaúchas analisam desafios para ampliar uso da hidrovia no Rio Grande do Sul

          O superintendente do Porto de Rio Grande, Janir Branco, o diretor de portos da SPH, Claudio Neves e os chefes da divisão do Porto de Porto Alegre, Bruno Almeida, e do Porto de Pelotas, Claudio Oliveira, analisaram, nesta semana, os principais desafios da navegação interior e os projetos para ampliar a utilização do modal hidroviário no Rio Grande do Sul.
           Foram examinados os projetos, em andamento no Estado, que servem de modelo para outros tipos de cargas, como a celulose e as toras de madeira. “Em breve, teremos, pela via hidroviária, a movimentação de contêineres, mostrando o potencial de nossa região”, afirmou Branco. A reunião serviu para garantir o balizamento de informações entre as autarquias que trabalham para desenvolver o sistema hidroviário.
         “Desde que o governo assumiu no início do ano passado, a Secretaria dos Transportes tem trabalhado bastante, para garantir a navegabilidade da hidrovia considerando, principalmente, o Porto do Rio Grande. Um sistema hidroviário forte garante competitividade ao nosso Estado, pois diminui os custos logísticos”, argumentou Branco.
          A malha hidroviária gaúcha é uma das mais extensas do país, formada por rios e lagoas navegáveis, que atravessam o território do Estado. Existem duas grandes bacias hidrográficas, formadas pela Lagoa dos Patos e pelo Rio Uruguai. A SPH (Superintendência de Portos e Hidrovias) é responsável pelos 758 quilômetros de vias navegáveis do Rio Grande do Sul.
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário