sábado, 14 de maio de 2016

Governo Temer e iniciativa privada terão lua de mel curta, acreditam entidades empresariais

         O governo Michel Temer e a iniciativa privada terão uma lua de mel muito mais curta do que a tradicional viagem dos recém-casados. Os empresários que atuam no país esperam que em até um mês o presidente interino apresente medidas práticas e promova um choque de expectativas no mercado.
         Como São Tomé, passada a impressão inicial, o setor de infraestrutura quer ver para crer em uma mudança firme de ambiente de negócios para acreditar e, então, investir seu capital em concessões e privatizações.
         Para José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), mais do que ajustar marcos regulatórios, o governo Temer precisa rapidamente melhorar o cenário macroeconômico, como forma de retomar o apetite por investimentos, nacionais ou estrangeiros. Isso implica um arranjo de medidas que aponte o rumo dos principais indicadores da economia, como inflação, juros e câmbio.
         Antes mesmo da posse, a Cbic entregou a Temer propostas do setor para o período até 2018. "O desafio é apresentar uma reposta imediata para a grave crise que o país vive em conjunto com uma agenda de médio e longo prazos, que crie as condições para um desenvolvimento sustentável", pontuou a entidade.
         Além da previsão formal de energia e transportes, o documento aponta o apetite privado por concessões em áreas onde o governo federal nunca cogitou ou abandonou, como saneamento básico, resíduos sólidos, iluminação pública, hospitais e presídios. "Temer tem todo o nosso apoio para as mudanças", disse Martins.
         Na avaliação de Para Venilton Tadini, presidente-executivo da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), no melhor cenário, o governo poderá articular uma composição de forças capaz de implementar o que foi diagnosticado e o que tem sido indicado pelo núcleo de Temer. Segundo ele, porém, antes de colocar o capital, o empresariado vai olhar para fatores práticos, como para onde vai a cotação do dólar e como será feito o ajuste fiscal, para retomar a confiança na economia.
         "A situação externa hoje é relativamente confortável, de preços também, no entanto se tem uma aversão ao risco por conta da instabilidade política. O que vimos e ouvimos até agora nos agrada, mas precisamos ver acontecer", disse Tadini.
         Ele lembrou que, no primeiro dia de seu governo, o ex-presidente Fernando Collor publicou 22 Medidas Provisórias para promover esse choque de expectativas. O decorrer do governo, porém, foi repleto de oscilações até o impeachment. Como indicação firme, por exemplo, Tadini espera que o governo apresente inicialmente suas prioridades para a infraestrutura, em termos de projeto.
         O diretor de desenvolvimento industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Abijaodi, é mais otimista. Para ele, é possível retomar a curto prazo a credibilidade de investidores que já vinham trazendo delegações para encontrar oportunidades de negócios no Brasil. "Haverá investimentos com clareza na política econômica, porque nossos ativos estão baratos para os estrangeiros", disse             Abijaodi, referindo-se a leilões de infraestrutura e o grande volume de ativos à venda aqui.
         Entre os empresários, porém, há temor de que esses potenciais investidores externos tenham uma percepção de que a transição do governo não tenha sido democrática. Quando houver essa interpretação, alguns países e empresas estrangeiras - que são fundamentais para a retomada rápida do investimento em infraestrutura no país após a Lava Jato - podem fazer uma reavaliação de seus projetos e pisar no freio.
         Com a mudança de governo, o empresariado também teme que o Congresso possa aprovar e ver sancionados novos projetos que alterem o seu ambiente de negócios, como a Lei dos Caminhoneiros de 2015, que levou todas as concessionárias de rodovias a pedir revisão do equilíbrio econômico-financeiro de seus contratos. Propostos e defendidos por apoiadores de Temer, há textos que já tramitam no Congresso que criam incentivos a minorias ou transformam o licenciamento ambiental de obras, por exemplo.
         As entidades de classe destacam que o governo Dilma Rousseff não tinha um perfil tão amigável ao investimento privado, principalmente em concessões, por isso a percepção inicial positiva com Temer. Apenas como exemplos, o último leilão de áreas em portos no Pará teve de ser remarcado por falta de interessados e não se conseguiu fazer uma concessão de ferrovia no período.
         A ação do governo do PT para alçar o setor naval, que gerou grande expectativa, mas entrou em colapso com a crise nacional e da Petrobras, é uma experiência recente que suscita ressentimentos, assim como a tentativa de se fazer o trem-bala. "Com o novo governo, há ao menos um discurso de se trazer mais segurança jurídica para os investimentos, mas temos que ver para crer", disse Carlos Duprat, diretor-presidente do Sinditelebrasil.
         Outro temor do empresariado se refere à governabilidade que Temer terá, entre outros elementos, com a administração de potenciais conflitos entre perfis distintos em seu ministério, como Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, e José Serra, ministro das Relações Exteriores, que cuidará da promoção comercial e de investimentos externos.
         Flavio Freitas, da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR), aponta que os embates políticos recentes paralisaram decisões importantes no segmento, e que agora pode haver uma retomada rápida de projetos e decisões do governo, com maior geração de empregos. "Há dificuldades para se obter financiamento, por conta do cenário, mas estamos otimistas", disse Freitas.
         Segundo Carlos Pastoriza, presidente do conselho da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), uma janela de esperança vai surgir em um primeiro momento, mas ela poderá ser rapidamente fechada, se o novo governo não mostrar rapidamente a que veio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário