quinta-feira, 12 de maio de 2016

Fusão entre grandes armadores faz surgir novas alianças no transporte marítimo global

         As fusões entre companhias marítimas nos últimos tempos forjaram o surgimento de novas alianças produzindo novos contornos para o setor de navegação em todo o mundo. Segundo a FMC (Federal Maritime Commission), representantes de grandes armadores promoveram encontro para discutir a possibilidade de compor uma nova aliança global de navegação.
         O legislador da entidade, William Doyle, não quis divulgar o nome das empresas participantes da reunião, nem revelou quantos operadores estariam envolvidos nas discussões. Contudo, manifestou estar certo de que os armadores devem enviar uma proposta formal à FMC nos próximos dois meses.
         Ante as perspectivas de que a recém-formada Ocean Alliance deverá funcionar a partir de abril de 2017, uma série de outras companhias de ponta, como a alemã Hapag-Lloyd AG e a sul-coreana Hanjin Shipping Co. Ltd., seriam deixadas fora da nova parceria, em um momento nada propício para a indústria da navegação, que vem lutando para recuperar as tarifas de frete em franca depressão, diante de um mercado também retraído.
          Há duas semanas, o recém-formado China Shipping Cosco Group, e outros armadores da Ásia e da Europa, começaram a se preparar para reunir um grupo de cinco operadores para compartilhamento da capacidade, formando a Ocean Alliance. Desfazendo alianças já existentes, por conta de uma série de fusões e aquisições, a ação desencadeou a necessidade de outras rodadas de acordos de compartilhamento no mundo todo. Agregando a nova Ocean Alliance com a já existente Aliança 2M, composta por Maersk Line e MSC, os grupos deterão cerca de 51% da capacidade mundial de transporte marítimo em em contêineres.

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