terça-feira, 31 de maio de 2016

Rodada de Negócios Brasil Trade, promovida pela ApexBrasil, em Belém, gera US$ 2,65 milhões em exportações

         A Rodada de Negócios Brasil Trade realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Belém (PA), na quinzena passada, resultou em uma expectativa de US$ 2,65 milhões em novos negócios entre exportadoras paraenses e comerciais exportadoras, para os próximos doze meses. A ação envolveu representantes de seis empresas comercias exportadoras e 31 empresas paraenses dos setores de alimentos e bebidas, casa e construção, vestuário e calçados e higiene e limpeza, todas iniciantes na atividade exportadora e de micro, pequeno ou  médio porte.
          “A iniciativa otimiza a venda de produtos brasileiros da região paraense para o exterior, uma vez que estabelece pontes entre micro e pequenas empresas e empresas comerciais exportadoras. Desta forma, as pequenas empresas se preocupam, num primeiro momento  em produzir e adaptar seus produtos para o mercado externo, e as comercias exportadoras em prospectar clientes no mercado global e efetivar as exportações. Ou seja, uma parceria que beneficia todos os envolvidos e visa posicionar os produtos brasileiros em pontos de venda em diversos mercados”, comentou Rafael Prado, coordenador de Promoção de Negócios da Apex-Brasil.
          A Rodada de Negócios Brasil Trade foi realizada durante o lançamento do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), programa de capacitação de empresas para a exportação da Apex-Brasil. O evento, que teve apoio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), foi realizado no auditório Albano Franco, na própria FIEPA.
          No Pará, o PEIEX será realizado em parceria com a Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá (Fundação Guamá) e terá o apoio da FIEPA. O investimento será de R$ 1 milhão para o período de dois anos, sendo 70% do valor aportado pela Apex-Brasil e 30% pela Fundação Guamá.
          O PEIEX trabalhará, inicialmente, com 146 empresas de pequeno e médio portes nas áreas de alimentos e bebidas, tecnologia, cosméticos e móveis, que terão acesso a diagnóstico de produtos e serviços, gratuitamente, a fim de apresentar soluções para a melhoria de seu desempenho competitivo.
          Na fase de diagnóstico, o empresário recebe um relatório que identifica as forças competitivas da empresa e as áreas que necessitam de aprimoramento. O programa também promove a implementação das melhorias necessárias.
          Uma vez habilitadas, passam para uma segunda fase, podendo ser atendidas no âmbito dos Projetos Setoriais que a Apex-Brasil executa em parceria com entidades representativas de mais de 80 setores da economia brasileira ou nas ações de qualificação empresarial e de promoção de negócios executadas diretamente pela Agência, como feiras multissetoriais, missões e ações em pontos de venda no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário