quinta-feira, 19 de maio de 2016

Confrio deve faturar R$ 330 milhões esse ano, um crescimento de 18%



          A Comfrio-Stock Tech, maior empresa brasileira de armazenagem a frio, anunciou que deve aumentar o seu faturamento em 18% neste ano, para R$ 330 milhões. O crescimento, apesar da crise, resultou do avanço acentuado de duas frentes de negócio - a unidade de restaurantes, em que a Comfrio atende sob medida a cadeia da mercadoria (armazenagem, transporte e gestão do estoque na loja do cliente), e os centros de distribuição dedicados à armazenagem com controle de temperatura de sementes para o agronegócio.
         A empresa conta com seis centros de distribuição entre próprios e exclusivos nos Estados do Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, com capacidade total combinada para 550 mil metros cúbicos. Todos são criados tendo um cliente âncora, que garante o volume das sementes, mas a Comfrio atende outras grandes empresas nessas unidades.
         Há duas semanas foi inaugurado o mais recente, em Londrina (PR), um investimento de R$ 9 milhões que integra um pacote de R$ 24 milhões iniciado em 2015 e que se completará neste ano exclusivamente para expansão do braço de logística do agronegócio.
         "Não existe no país centro de distribuição preparado nas regiões do agronegócio para fazer armazenagem de sementes com temperatura controlada. Hoje esse é um negócio muito importante para a companhia", disse o diretor-executivo da Comfrio, Evandro Calanca. Outros três centros de distribuição devem estar operacionais até o primeiro trimestre de 2017, diz, sem adiantar os locais.
         No fim de 2015 esse negócio respondia por 15% do faturamento da Comfrio; a estimativa é que encerre este ano entre 20% e 25%. Outros R$ 26 milhões terminarão de ser investidos neste exercício nos demais braços da Comfrio. A empresa foi fundada em 1996, com controle familiar, para fazer refrigeração de suco de laranja no interior de São Paulo. Em 2011 foi comprada pelo fundo de private equity Aqua Capital, que atua na aquisição de empresas de médio porte do setor de agronegócio e logística. Depois, o grupo Agro Merchants adquiriu uma parte da Comfrio, explica o executivo.
         "A companhia era pequena, familiar, com faturamento em torno de R$ 50 milhões em 2011. As vendas se multiplicaram por seis desde então. A estratégia foi exitosa e está baseada na carência do mercado brasileiro na infraestrutura de frio", explicou Calanca.

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