segunda-feira, 23 de maio de 2016

Nova plataforma de informações facilita montagem de estratégias de importação e exportação de frutas

         A Aschenberger Consultoria vai lançar dia 25, em Petrolina (PE), a  nova plataforma de informações estatísticas de exportação e importação de frutas, que divulga semanalmente os relatórios de exportação de cargas com base em dados coletados nos portos e aeroportos brasileiros e os envia em planilhas Excel. A nova base de dados permitirá uma visualização mais amigável dos dados sempre atualizados, facilitando a montagem de estratégias de importação e exportação a partir do fluxo de mercadorias comercializadas mundialmente.
         Com a nova ferramenta, as tradicionais planilhas em Excel serão substituídas progressivamente por um sistema automatizado que promete trazer uma série de vantagens. O serviço é utilizado pela comunidade exportadora de frutas e passou recentemente a atender também ao mercado importador, por se mostrar uma ferramenta fundamental para as estratégias de distribuição da produção frutícola, com apoio do Sebrae e da associação Valexport.
         O idealizador da ferramenta, Roberto Aschenberger, explicou que o material ganhou grande importância como referência para as estratégias de mercado, o que o levou a desenvolver um sistema mais flexível para a geração de informações. “Os relatórios são referências internacionais, uma vez que ajudam o exportador a determinar o que fará com a safra. Isso é crucial em uma negociação que trabalha com vendas consignadas e periodicidades limitadas de absorção pelo mercado consumidor”, disse.
         Além de exibir os volumes transportados das principais frutas comercializadas pelo Brasil, o relatório também detalha as suas variedades, que permitem nuances de preços, tornando-se uma referência também na composição e na previsão de preços negociados não apenas pelo Brasil, mas também por países que trabalham com produções concorrentes. “A manga, por exemplo, é vendida para Europa pelo Brasil, Equador e Peru, enquanto o limão é exportado pelo Brasil e pelo México, ou seja: o fluxo de mercadorias de um país tem influência sobre o outro, assim como o preço negociado naquele período ou safra", relatou Aschenberger.
         Após o lançamento da ferramenta em Pernambuco, o sistema antigo de planilhas ainda vai funcionar por algum tempo, até que os assinantes tenham segurança para migrar para a nova interface. “O objetivo é que as pessoas conheçam o novo banco de dados e contribuam com seu feedback, sua opinião e sugestão, de modo a continuarmos aprimorando o trabalho”, destacou Aschenberger, que aposta no potencial da ferramenta como um facilitador do fluxo de mercadorias e fomentador do comércio exterior do segmento de frutas.
         “A flutuação do mercado gera um redimensionamento da forma como o produto é comercializado. Um exemplo bastante visível tem sido a questão da balança comercial, com um câmbio que vem gerando incentivo às exportações, desfavorecendo as importações”, exemplificou. Embora o exportador se beneficie, e os países tenham sempre por necessidade manter o superávit de suas balanças, Aschenberger ressaltou que a situação para o armador não é nada propícia. “Para o armador, isso é péssimo, porque é obrigado a recolocar o vazio, trazer custo adicional às viagens, gerando desequilíbrios enormes”, observou.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário