sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Terminal peruano de Ilo oferece desconto de 30% para exportadores da Bolívia


             O Ministério de Transportes e Comunicações (MTC) do Peru, por meio da Enapu (Empresa Nacional de Puertos, assinou convênio com a Câmara de Exportadores de Santa Cruz de La Sierra (Cadex), na Bolívia. O acordo estabeleceu condições mais favoráveis para exportações bolivianas por via marítima utilizando o porto marítimo de Ilo, administrado pela Enapu.
          Durante as atividades da Mesa de Negócios do 4º Gabinete Binacional Peru-Bolívia, o convênio foi assinado pelo presidente do diretório da Enapu, Juan Arrisueño Gómez de La Torre e o gerente geral da Cadex, Martín Salces López. O acordo estabeleceu que a empresa portuária peruana oferecerá desconto de 30% e facilidades de armazenamento no Terminal Portuário de Ilo aos integrantes da Câmara Exportadora de Santa Cruz de La Sierra.
            De La Torre informou que a intenção da Enapu é conceder todas as facilidades para que as exportações bolivianas possam sair pelo Terminal de Ilo. Os benefícios envolvem a infraestrutura e também tarifas portuárias competitivas. “Propomos uma redução nos valores em 30% e uma livre disponibilidade de armazenagem por até 90 dias”, disse o executivo.
        No encontro igualmente foi abordada a necessidade de estabelecer mecanismos de desenvolvimento comercial entre Enapu e Cadex. A idéia é implementar estratégias comerciais que promovam as atividades econômicas de importação e exportação de carga desde e para a Bolívia, utilizando as instalações no Terminal de Ilo.
             O MTC destinou mais de US$ 3 milhões em investimentos para a implantação de uma série de equipamentos, áreas e reabilitação de molhes do Terminal. Foi assinado também convênio entre Enapu e a Caneb (Câmara Nacional de Exportadores de Bolivia), pelo qual as duas partes se comprometem a promover e facilitar informações estatísticas, técnicas, operativas, tarifárias e de infraestrutura referente à prestação de serviços pelo Terminal de Ilo, e da mesma forma promover o seu uso na Bolívia. Foi acordado, ainda, o outorgamento de tarifas preferenciais nos serviços prestados no porto e a disponibilidade de ambientes adequados para o trabalho de capacitação em benefício das partes envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário