quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Rota Ásia-Oiente Médio e Sul asiático enfrenta forte queda na demanda


        A consultoria Drewry divulgou nova análise das rotas Ásia-Oriente Médio e Sul asiático, baseado no provedor de informações CTS (Container Trades Statistics), apontando para ma baixa substancial no transporte de carga marítima na região nos últimos três meses. O resultado prejudicou o alto crescimento registrado no primeiro trimestre.
          Os novos números do CTS indicam que a rota em direção oeste cresceu apenas 5% contra 16% de expansão no período anterior. Além disso, a demanda está retrocedendo já que os volumes do segundo trimestre caíram em 3%.
         Ao todo, os contêineres transportados na rota Ásia-Oriente Médio diminuíram em 5,7% no segundo trimestre, ficando em 850 mil teus, eliminando os ganhos do primeiro trimestre. Os dados de julho continuaram com ma tendência deprimida, caindo em 11%, de modo que depois de sete meses, o comércio interanual baixou 1,3%.
         O transporte de contêineres na rota Ásia – Sul da Ásia também experimentou déficit no segundo trimestre, caindo em 1,4% interanual e também marcou uma baixa em julho. No entanto, a profundidade da caída no trânsito foi menos severa que na rota para o Oriente Médio. Depois de sete meses, as exportações do Oriente Médio para o Sul da Ásia se mantiveram praticamente sem mudança em relação ao período passado, com 2,5 milhões de teus, representando um pequeno aumento de 0,4%.
         No lado da oferta, os espaços disponíveis estão se reduzindo gradualmente na medida em que as transportadoras reagiram fracamente as condições comerciais. As investigações da Drewry apontam que a capacidade Ásia – Oriente Médio ficou 5% mais baixa em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto que a rota do Sul da Ásia diminuiu em 4%.
       Para ajudar neste processo, se suspendeu o serviço conjunto China – Middle East Express (CMX) da Gold Star Line, KMTC, RCL, SM LIne e TS Lines, que também incluía escalas no porto de Colombo, Sri Lanka. O serviço utilizava sete porta-contêineres com capacidade entre 5 mil e 7 mil teus. A utilização ficou aquém da oferta em julho e agosto.
        Segundo a Drewry, um novo serviço no Extremo Oriente – Colombo poderia ter início por um operador cines pouco conhecido, o reach Group. Esse transportador tem vínculo com o IRISL e usará as quatro unidades de 12 mil teus recém compradas por uma empresa iraniana que não pode usá-las devido às novas sanções ao país pelos Estados Unidos.
        Com os níveis de ocupação de espaços nos navios na direção oeste em torno de 60%, nas duas rotas, as tarifas de fretes, igualmente caíram. Os dados da Drewry’s Container Freight Rate Insight mostram que os preços spot para o transporte de um contêiner de 40 pés de Shanghai a Jel Ali (EUA) baixaram em 43% interanual em agosto, ficando em US$ 860 por unidade.    
        As tarifas de transporte para a Índia sofreram um decréscimo igualmente precipitado. Os valores para contêineres de 40 pés de Shanghai (foto) a Nhava Sheva (Índia) baixaram para US$ 650/FEU em agosto, 44% menos interanual. Para a consultoria, os últimos dados sugerem que é necessário muito mais capacidade nestas rotas para haver possibilidade de recuperação do frete

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