A consultoria Drewry divulgou nova análise das
rotas Ásia-Oriente Médio e Sul asiático, baseado no provedor de informações CTS
(Container Trades Statistics), apontando para ma baixa substancial no
transporte de carga marítima na região nos últimos três meses. O resultado
prejudicou o alto crescimento registrado no primeiro trimestre.
Os novos números do CTS indicam que a rota em direção oeste cresceu
apenas 5% contra 16% de expansão no período anterior. Além disso, a demanda
está retrocedendo já que os volumes do segundo trimestre caíram em 3%.
Ao todo, os contêineres transportados na rota Ásia-Oriente Médio
diminuíram em 5,7% no segundo trimestre, ficando em 850 mil teus, eliminando os
ganhos do primeiro trimestre. Os dados de julho continuaram com ma tendência
deprimida, caindo em 11%, de modo que depois de sete meses, o comércio
interanual baixou 1,3%.
O
transporte de contêineres na rota Ásia – Sul da Ásia também experimentou
déficit no segundo trimestre, caindo em 1,4% interanual e também marcou uma
baixa em julho. No entanto, a profundidade da caída no trânsito foi menos
severa que na rota para o Oriente Médio. Depois de sete meses, as exportações
do Oriente Médio para o Sul da Ásia se mantiveram praticamente sem mudança em
relação ao período passado, com 2,5 milhões de teus, representando um pequeno
aumento de 0,4%.
No lado da oferta, os espaços disponíveis estão se reduzindo
gradualmente na medida em que as transportadoras reagiram fracamente as
condições comerciais. As investigações da Drewry apontam que a capacidade Ásia
– Oriente Médio ficou 5% mais baixa em agosto na comparação com o mesmo mês do
ano passado, enquanto que a rota do Sul da Ásia diminuiu em 4%.
Para ajudar neste processo, se suspendeu o serviço conjunto China –
Middle East Express (CMX) da Gold Star Line, KMTC, RCL, SM LIne e TS Lines, que
também incluía escalas no porto de Colombo, Sri Lanka. O serviço utilizava sete
porta-contêineres com capacidade entre 5 mil e 7 mil teus. A utilização ficou
aquém da oferta em julho e agosto.
Segundo a Drewry, um novo serviço no Extremo Oriente – Colombo poderia
ter início por um operador cines pouco conhecido, o reach Group. Esse
transportador tem vínculo com o IRISL e usará as quatro unidades de 12 mil teus
recém compradas por uma empresa iraniana que não pode usá-las devido às novas
sanções ao país pelos Estados Unidos.
Com os níveis de ocupação de espaços nos navios na direção oeste em
torno de 60%, nas duas rotas, as tarifas de fretes, igualmente caíram. Os dados
da Drewry’s Container Freight Rate Insight mostram que os preços spot para o
transporte de um contêiner de 40 pés de Shanghai a Jel Ali (EUA) baixaram em
43% interanual em agosto, ficando em US$ 860 por unidade.
As
tarifas de transporte para a Índia sofreram um decréscimo igualmente
precipitado. Os valores para contêineres de 40 pés de Shanghai (foto) a Nhava Sheva
(Índia) baixaram para US$ 650/FEU em agosto, 44% menos interanual. Para a
consultoria, os últimos dados sugerem que é necessário muito mais capacidade
nestas rotas para haver possibilidade de recuperação do frete
Nenhum comentário:
Postar um comentário