quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Terminal fluvial boliviano de Aguirre recebe certificação como Porto Internacional


            A Central Aguirre Portuária (Puerto Aguirre), que movimenta cargas há 30 anos pela Hidrovia Paraguay-Paraná, recebeu reconhecimento na categoria de Porto Internacional. Com o novo statur, o terminal fluvial boliviano poderá voltar a operar cargas de importação e importação, informou a publicação El Deber.
          O terminal fica na Provincia de Germán busch, do Departamento de Santa Cruz e obteve a certificação no final de setembro. Em conseqüência, recebeu permissão da unidade de Portos e Vias Navegáveis do governo da Bolívia para operar. Autorizada, a empresa imediatamente começou a atuar no transporte internacional de cargas, movimentadas pela bacia dos rios Paraguai e Paraná.
        O presidente executivo de Puerto Aguirre, Joaquin Aguirre, comemorou a conquista, e agradeceu as entidades do setor e as autoridades bolivianas. Destacou que o terminal já contam com instalações e equipamentos adequados, como gruas de alta tonelagem e de porta-contêineres, para manejar contêineres, carga geral, a grane, líquidos, hidrocarburetos e cargas de projeto. Ou seja, qualquer tipo que chegue ou sai via fluvial, terrestre ou ferroviária.
          Segundo ele, a previsão é de que “o primeiro barco com contêineres zarpe rio abaixo nos próximos dias.” De qualquer forma, adiantou que o porto hidroviário está a espera de que entidades como a Aduana Nacional voltem a ocupar escritórios em Puerto Aguirre. Disse que a empresa já preparou os prédios para a instalações destes serviços de suporte aos exportadores e transportadores, para que possam realizar de forma ágil suas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário