terça-feira, 9 de outubro de 2018

Hapag-Lloyd elogia medidas de proteção ambiental, mas diz que elas elevam custos do frete


          A regulamentação da IMO 2020 da Organização Marítima Internacional limitando as emissões de enxofre no combustível a partir de janeiro de 2019 trará significativos ganhos ambientais na indústria da navegação. A expectativa é de que rapidamente a maioria dos navios estejam operando dentro das novas determinações. A Hapag-Lloyd entende que esta é a solução mais ecologia a curto prazo.
          A armadora alemã considera positiva a adoção da norma, mas destaca que a medida implicará em um aumento nos custos do combustível em torno de US$ 60 milhões anuais para o segmento como um todo. O combustível que passará a ser utilizado tem custos mais elevados, o que levará igualmente a uma adequação nos valores dos fretes. A Hapag Lloyd calcula que seus custos adicionais serão de cerca de US$ 1 milhão nos primeiros anos.
        Por isso, a companhia anunciou que desenvolveu um mecanismo de recuperação por custos de bunkering, que será implementado gradativamente a partir de janeiro do ano que vem. Ele envolverá todos os encargos existentes em relação ao combustível utilizado.
       “Abraçamos as novas regras do jogo e as melhorias ambientais resultantes de uma norma mais restritiva, porém é obvio que isto não é gratuito e vai gerar custos adicionais. E isto se refletirá principalmente nas faturas de combustível de óleo de baixo teor de enxofre, já que não há uma alternativa realista para que a indústria cumpra as normas para 2020. Estabeleceremos uma tabela para nossos clientes que consideramos justa, já que permite um cálculo de custo transparente e fácil de entender”, explicou o CEO da Hapag-Lloyd, Habben Jansen.
          Estes fatores, de acordo com a companhia, se derivam de um serviço representativo típico no mercado em uma rota específica. Denominado MFR, ele também leva em conta as flutuações do câmbio no mercado de combustível. Em geral, segundo a transportadora, se apresenta um cálculo transparente de custos. A Hapag- Lloyd também está analisando outras opções tecnológicas para a redução de emissões, que poderiam cobrir uma pequena parte de uma frota. Por isso, realiza testes com combustíveis de GNL, em um navio e sistemas de limpeza de gases de escape em outros..
         

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