quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Canal do Panamá registra feito histórico com o trânsito de quatro navios de GNL em um dia


          O Canal do Panamá alcançou um novo feito com o trânsito de quatro navios de GNL (Gás Natural Líquido) em um único dia por meio das eclusas neopanamax. A marca recorde aconteceu na última segunda-feira, 1º de outubro.
          Transitaram na direção norte as embarcações Ribera del Duero Knutesen, de 173 mil me e Maran Gas Pericles, de 174 mil m3. Na direção sul, passaram o Torben Spirit, de 173 mil m3 e o Oceanic Breeze, de 155.300 m3. A movimentação facilitou o comércio internacional entre clientes da Coréia do Sul, Japão, Chile e Golfo do México dos Estados Unidos.
           “O trânsito destes quatro navios de GNL em um só dia demonstra o compromisso do Canal do Panamá de servir a indústria com os mais altos padrões de segurança, eficiência e confiabilidade, o que caracteriza sua gestão como ponto de enlace entre os dois oceanos”, observou o administrador da Autoridade do Canal, Jorge Luis Quijano. O feito rompeu o recorde estabelecido em 17 de abril deste ano, quando transitaram três navios de GNL em um mesmo dia.
      Com base na experiência adquirida depois do trânsito de mais de 4.200 embarcações neopanamax, o Canal do Panamá modificou seu sistema de reservas para oferecer até dois encaixes por dia para os navios de GNL. Esta experiência também havia permitido  otimizar a capacidade do Canal ampliado a fim de atender demandas pontuais, como a registrada nesta segunda-feira, 2, com o trânsito de quatro navios.
          As novas regras anunciadas em agosto deste ano e que entraram em vigência a partir de 1º de outubro, permitem o trânsito noturno de navios de GNL nas eclusas neopanamax. Permitira igualmente o encontro destes navios no Lago Gatún, em direções opostas. Com as modificações, a administração do Canal do Panamá assegura poder manejar a crescente demanda de trânsito de GNL dos Estados Unidos a partir da entrada em operação nos diferentes terminais de exportação da América do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário