terça-feira, 30 de outubro de 2018

Argentina investirá quase US$ 50 milhões no Corredor Bioceânico até o Chile


          O Governo da Província de Mendoza e a autarquia Vialidad Nacional de Argentina abriram os envelopes dos concorrentes na licitação para a melhora do Corredor Bioceânico até o Chile através da Ruta 7. Segundo o governador Alfredo Cornejo, além de ampliar a rodovia no trecho de Água de lãs Avispas com Potrerillos, serão realizados trabalhos de segurança na via que liga esta última localidade a Uspallata, com defensas antialuviões, informou a publicação Los Andes.
          “Estamos atuando muito sobre o caminho de ligação com o Chile porque é um motor de desenvolvimento para Mendoza. Necessitamos mais comércio exterior com este valor do dólar competitivo e para isso devemos ter vias acessíveis”, afirmou Cornejo. Os investimentos para a realização total das obras ficará próximo de US$ 30 milhões, em um prazo estimado em 15 meses.
          O primeiro projeto, que contempla a repavimentação de 23 quilômetros do corredor desde Potrerillos (km 1.096) até o acesso ao complexo Aguas de Pizarro (Kim 1.073) recebeu 12 ofertas de 14 empresas. Os trabalhos a executar incluem a pavimentação de pistas, a prolongação de carris adicionais para adaptar o corredor a modalidade de rota segura, construção de quatro pontes e de um intercambiador no acesso a Villa de Potrerilos (RP 89).
          A reabilitação do trecho se somará a repavimentação do corredor entre Potrerillos e Uspallata (45 km), licitação para a qual se apresentaram 12 ofertas. O segundo projeto objetivará a instalação de um novo sistema de segurança contra o desabamento de rochas ao largo de 45 quilômetros, entre Uspallata e Potrerillos e contou com a participação de cinco empresas, e um total de três ofertas.
          O sistema de segurança compreende a instalação de um molhe de sustentação reforçada, uma rede de anéis e barreiras dinâmicas, desenhadas para interceptar e reter a queda de pedras. Além disso, serão feitas limpezas e remoções de materiais para o funcionamento do sistema. A obra deverá ser concluída em um prazo de 24 meses, a partir do início dos trabalhos. (imagem da Cidade de Mendoza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário