quinta-feira, 7 de junho de 2018

Segmentos de cabotagem e ferroviário se articulam para manter desoneração da folha de pagamento

          Uma semana após a sanção pelo presidente Michel Temer da lei de reoneração da folha de pagamento, os setores ferroviário e de cabotagem já se articulam para manter o benefício fiscal que perderam. Três das 12 emendas feitas à MP 833 — que, assim como a lei de reoneração, integrou o pacote de concessões aos caminhoneiros — tratam do retorno da desoneração aos dois modais. O que os representantes das concessionárias de ferrovias e das empresas de cabotagem querem é igualdade de tratamento com o setor rodoviário, que manteve o benefício fiscal até dezembro de 2020, ao lado de outros 16 segmentos econômicos.
          O programa de desoneração foi aprovado em 2011, na gestão de Dilma Rousseff, e previa que a contribuição das empresas de alguns setores para a Previdência deixaria de ser de 20% sobre a folha de pagamento e passaria a ser de até 2,5% sobre faturamento bruto das companhias. Desde então, o programa já sofreu idas e vindas, com a inclusão de um total de 56 setores na lista dos beneficiados e elevação da alíquota para até 4% da receita. A última mudança aprovada no Congresso, em maio, previa que metade desses setores (28) manteria o benefício até 2020 e a outra metade voltaria a recolher 20% da folha este ano.
          Quando sancionou a lei, em 30 de maio, porém, Temer vetou 11 dos 28 setores que manteriam a desoneração por mais um ano e meio, entre eles o setor ferroviário de cargas, o de cabotagem e o setor aéreo. A medida vale a partir de setembro. Na sua justificativa para o veto, o presidente alegou que a extensão do benefício fiscal por mais tempo iria de encontro ao esforço fiscal do governo e aumentaria o impacto sobre a Previdência. No entanto, manteve a desoneração ao setor rodoviário, após forte pressão dos caminhoneiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário