terça-feira, 5 de junho de 2018

CMA CGM faz aliança com starup Shone para dotar seus navios de inteligência artificial

          O Grupo CMA CGM anunciou o início de sua colaboração, desde o começo deste ano, com a Shone, startup com sede em San Francisco, Estados Unidos, especializada no uso de inteligência artificial para o transporte marítimo. O armador francês explicou que a aliança permitirá a Shone acessar às embarcações porta-contêineres do grupo para finalizar o desenvolvimento de sistemas de IA a bordo.
          Desta forma, a transportadora permitirá que a Shone incorpore sistemas de dados a bordo que logo serão analisados na sede da starup norte-americana. Finalizado o desenvolvimento, esta inovação facilitará o trabalho das tripulações a bordo e, no mar, suporte nas decisões, segurança marítima e assistência de pilotagem.
         Com relação aos sistemas de segurança e de alerta anti-colisão, a Shone fornecerá dados de múltiplos sensores (radar, câmara, AIS e outros) para aumentar a precisão, evitando possíveis colisões, considerando as regulações internacionais para a prevenção de colisões no mar (Colreg, na sigla em inglês).
          Segundo um porta-voz da companhia de navegação, esta colaboração está totalmente em linha com a estratégia do armador de transformação digital dos serviços implementada pelo presidente e CEO da CMA CGM, Rodolphe Saadé. É importante destacar que a Shone é uma nova starup, fundada por três engenheiros franceses, está baseada em San Francisco, e se dedica a introdução de IA e já está presente em automóveis e a bordo de aeronaves. Foi criada em 2017 e busca converter-se em referência mundial em inteligência artificial a bordo de navios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário