segunda-feira, 11 de junho de 2018

Instituto Oceanográfico da USP vai monitorar canal de acesso ao Porto de Santos

          O Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) irá monitorar a água e os sedimentos do canal de navegação do Porto de Santos. As atividades serão feitas a bordo de seu navio de pesquisas Alpha Delphini, que chegou ao cais santista em 2013 e tem como base o Armazém 8, no Valongo. A instituição de ensino ainda planeja a instalação de uma estação meteorológica no imóvel.
          A informação é da diretora do IO-USP, Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva. Segundo ela, entre os itens que serão verificados durante o monitoramento do canal de navegação, estão os movimentos da lama fluida (camada de sedimentos com densidade próxima a da água e que pode facilitar a navegação), a qualidade da água e a circulação e da qualidade dos sedimentos.
          Todas essas verificações serão feitas semanalmente. A ideia é que os dados sejam divulgados à comunidade marítima e à sociedade em geral. “Toda vez que o navio Alpha Delphini estiver em sua base no Porto de Santos, sem realizar expedições, nós faríamos uma seção transversal de lado a lado e uma longitudinal do interior do Porto até a Ponta da Praia”, destacou a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário