A Caru (organismo binacional de logística
da Argentina e do Uruguai), por meio da sua Subcomissão de Navegação,
encomendou a seus assessores dos dois países a elaboração de um projeto ao
norte da cidade de Paysandú (Uru), conectando-a aos portos de Concórdia (Arg) e
Salto (Uru) utilizando trens de barcaças. A informação foi confirmada pelo
presidente da delegação argentina do organismo binacional,Mauro Vazón.
Atualmente, o grupo belga Jan De Nul está dragando o trecho do rio
Uruguai entre os portos uruguagios de Fray Bentos e Paysandú e o canal de
acesso ao argentino de Concecpicion del Uruguay, um empreendimento que será
finalizado em outubro. A comissão prevê o transporte de trens de barcaças tipo
Mississipi, com capacidade de carga de 1.300 toneladas e que são aptas para
navegar sem dificuldades entre 8 e 10 pés de calado.
"O documento está em elaboração e próximo da sua conclusão. Depois, os
dois países analisarão e poderão adotar a decisão de instruir a comissão a
concretizá-lo ou não, revelou um técnico do organismo. A iniciativa permitirá a
navegação diurna segura, com um investimento relativamente pequeno. A dragagem
possibilitará a navegabilidade 90% do ano.
Segundo Vazón, há interesse dos setores florestal e avícola da região na
adoção do modal, que permitirá estimular a produção nas duas margens do rio
Uruguai e o escoamento da produção a custos menores para o exterior.
Outros produtos também se beneficiarão desta modalidade de transporte
fluvial, como grãos e cítricos das províncias de Salto, no Uruguai e Concordia,
na Argentina. O arroz das regiões de Entre Rios e Corrientes, no nordeste
argentino, igualmente poderá se beneficiar do modal
De
um modo geral, os custos serão sensivelmente reduzidos para os produtores
agrícolas com a implantação do uso de barcaças em um trecho de 190 kim do rio,
entre Ponta Gorda e La Concepcion, no rio Uruguai. O projeto, segundo Vazón,
contribuirá para incrementar a reativação da navegação comercial da bacia
fluvial no limite entre Uruguai e Argentina.
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