quarta-feira, 6 de junho de 2018

Canal do Panamá registra recorde histórico de tonelagem em maio


              O Canal do Panamá, impulsionado pela maior capacidade de carga que oferecem as novas eclusas, registrou 38,1 milhões de toneladas de cargas em maio, transportadas por 1.231 navios. O volume representou recorde histórico de movimentação de cargas na travessia.
           O recorde anterior fora estabelecido em janeiro do ano passado, com 36,1 milhões de toneladas e trânsito de 1.260 embarcações. Antes, a maior quantidade transitada em um mês correspondeu a dezembro de 2016, com 35,4 milhões de toneladas, em 1.166 navios.
            Nesse período, o segmento que mais contribuiu foi o de porta-contêineres, com 36%, que também registrou um recorde, com 13,8 milhões de toneladas, carregadas por 229 navios. “Esta nova marca história reafirma o efeito positivo do Canal ampliado e é uma prova de mais confiança depositada pela indústria da navegação no nosso serviço, que terá impacto no futuro do comércio marítimo mundial”, afirmou o administrador da ACP (Autoridade do Canal do Panamá), Jorge Luis Quijano.
              Menos de dois anos depois da inauguração da sua duplicação, o canal já recebeu em torno de 3.800 navios Neopanamax, dos quais cerca de 50% correspondem a porta-contêineres. Igualmente, transitaram navios de gás líquido de petróleo e gás natural, além de graneleiros, tanqueiros, embarcações de cruzeiro e porta-veículos.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário