sexta-feira, 8 de junho de 2018

Rússia recebe calçadistas brasileiros, em ritmo de Copa do Mundo

          Sede da Copa do Mundo 2018, com uma população de 143 milhões de habitantes, a Rússia segue no alvo das marcas brasileiras de calçados. De 6 a 8 de junho, a capital do País foi a sede da sexta edição da Missão Comercial do Brazilian Footwear, programa de promoção das exportações brasileiras de calçados, uma parceria entre Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A programação contou com um seminário preparatório e um showroom com exposição de produtos das 11 empresas participantes, recebendo mais de 50 compradores da região.
           O país vem apresentando uma melhora nas condições econômicas e políticas desde a forte crise que o atingiu, em 2014. Com Vladimir Putin eleito com 76% dos votos, a Rússia hoje encontra-se num momento de estabilidade e muito otimismo. “O PIB russo cresceu 1,5% no ano passado, depois de dois anos em queda, e a estimativa é que que esse ano o índice se mantenha”, declarou Almir Américo, que lidera o Escritório da Apex em Moscou. O país é ainda o décimo maior importador de calçados do mundo e, nos primeiros quatro meses deste ano, já comprou do Brasil quase 100 mil pares, totalizando um investimento de aproximadamente US$ 2,2 milhões. Uma alta de 14,2% em volume e 22% em receita quando comparados ao mesmo período do ano anterior.
          Além de Américo, falaram no seminário preparatório Yulia Volobueba, CEO do Basya Group, empresa contratada para o serviço de matchmaking (quando se busca no mercado o cliente para a oferta das empresas); Natalia Timashova, editora-chefe da Shoes Report; Svetlana Sherbakova, diretora de departamento no Leomax Group, e Eugeniy Stepanov, líder do Ved Prosto Project. Entre os temas apresentados, estavam o cenário econômico atual, as tendências em termos de modelos de negócios, oportunidades do mercado e certificação.
           “Apesar de termos nove meses de inverno, o grande mercado está mesmo em calçados de verão e meia estação, que chegam a quase metade do consumo de calçados no país”, contou Svetlana. Ela acrescentou que hoje os russos primam essencialmente pelo conforto, deixando a preocupação com o material predominante para trás. “Isso é uma grande mudança para um mercado que costumava priorizar calçados de couro”, explica Ruísa Scheffel, analista de Promoção Comercial da Abicalçados.
          Mais de 50 empresas, entre compradores, varejistas e distribuidores visitaram as 11 empresas participantes do showroom, que aconteceu no Hotel Marriot, no centro do Moscou. “Hoje temos um evento consolidado no calendário dos compradores russos. Isso é fruto do trabalho que fazemos no mercado desde 2013, com continuidade, marcas fortes e confiança no potencial do país, mesmo nos períodos mais difíceis. “, declarou Isabel Tarisse da Fontoura, gestora do programa Brazilian Footwear na Apex-Brasil.
           No geral, o feedback das empresas foi bastante positivo, com destaque para a qualidade e novidade dos contatos. “A qualidade dos contatos foi muito boa. Tivemos acesso a empresas que, sem o serviço de matchmaking, não teríamos alcançado. Por isso, o evento é importante: para construir confiança e abrir novos clientes”, contou Felipe Rahal, responsável pela exportação da Klin na Ásia. Silvana Silveira, gerente de exportação da Pampili destaca as oportunidades para construção de marcas. “Em alguns mercados, como Estados Unidos, recebemos muitas pessoas interessadas em private label (produção com marca de terceiros). Aqui, percebi um interesse pela marca e pelo desenvolvimento dela no mercado”, disse.
           As empresas esperam realizar negócios na ordem de US$ 2,2 milhões nos próximos seis meses em função dos contatos realizados no evento. Para isso, alguns representantes de empresas sugerem a participação em alguma feira local. “As feiras acontecem em períodos de compras. Para termos pedidos de fato, entendo que seja importante complementar o showroom com a participação em uma feira”, declarou Oleg Shvedok, distribuidor da Sapatoterapia. Participam da missão à Rússia as marcas Modare, Klin, Viviar Shoes, Petite Jolie, Bibi, Pimpolho, Capodarte, Dumond, Ortopé, Suzana Santos, Renata Mello, Pampili, Sapatoterapia e Usaflex.

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