Sede da Copa do Mundo 2018,
com uma população de 143 milhões de habitantes, a Rússia segue no alvo das
marcas brasileiras de calçados. De 6 a 8 de junho, a capital do País foi a sede
da sexta edição da Missão Comercial do Brazilian Footwear, programa de promoção
das exportações brasileiras de calçados, uma parceria entre Associação
Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A programação contou com
um seminário preparatório e um showroom com exposição de produtos das 11
empresas participantes, recebendo mais de 50 compradores da região.
O país vem apresentando uma melhora nas condições econômicas e políticas desde
a forte crise que o atingiu, em 2014. Com Vladimir Putin eleito com 76% dos
votos, a Rússia hoje encontra-se num momento de estabilidade e muito otimismo.
“O PIB russo cresceu 1,5% no ano passado, depois de dois anos em queda, e a
estimativa é que que esse ano o índice se mantenha”, declarou Almir Américo,
que lidera o Escritório da Apex em Moscou. O país é ainda o décimo maior
importador de calçados do mundo e, nos primeiros quatro meses deste ano, já
comprou do Brasil quase 100 mil pares, totalizando um investimento de
aproximadamente US$ 2,2 milhões. Uma alta de 14,2% em volume e 22% em receita
quando comparados ao mesmo período do ano anterior.
Além de Américo, falaram no seminário preparatório Yulia Volobueba, CEO do
Basya Group, empresa contratada para o serviço de matchmaking (quando se busca
no mercado o cliente para a oferta das empresas); Natalia Timashova,
editora-chefe da Shoes Report; Svetlana Sherbakova, diretora de departamento no
Leomax Group, e Eugeniy Stepanov, líder do Ved Prosto Project. Entre os temas
apresentados, estavam o cenário econômico atual, as tendências em termos de
modelos de negócios, oportunidades do mercado e certificação.
“Apesar de termos nove meses de inverno, o grande mercado está mesmo em
calçados de verão e meia estação, que chegam a quase metade do consumo de calçados
no país”, contou Svetlana. Ela acrescentou que hoje os russos primam
essencialmente pelo conforto, deixando a preocupação com o material
predominante para trás. “Isso é uma grande mudança para um mercado que
costumava priorizar calçados de couro”, explica Ruísa Scheffel, analista de
Promoção Comercial da Abicalçados.
Mais de 50 empresas, entre compradores, varejistas e distribuidores visitaram
as 11 empresas participantes do showroom, que aconteceu no Hotel Marriot, no
centro do Moscou. “Hoje temos um evento consolidado no calendário dos
compradores russos. Isso é fruto do trabalho que fazemos no mercado desde 2013,
com continuidade, marcas fortes e confiança no potencial do país, mesmo nos
períodos mais difíceis. “, declarou Isabel Tarisse da Fontoura, gestora do
programa Brazilian Footwear na Apex-Brasil.
No geral, o feedback das empresas foi bastante positivo, com destaque para a
qualidade e novidade dos contatos. “A qualidade dos contatos foi muito boa.
Tivemos acesso a empresas que, sem o serviço de matchmaking, não teríamos
alcançado. Por isso, o evento é importante: para construir confiança e abrir
novos clientes”, contou Felipe Rahal, responsável pela exportação da Klin na
Ásia. Silvana Silveira, gerente de exportação da Pampili destaca as
oportunidades para construção de marcas. “Em alguns mercados, como Estados
Unidos, recebemos muitas pessoas interessadas em private label (produção com
marca de terceiros). Aqui, percebi um interesse pela marca e pelo
desenvolvimento dela no mercado”, disse.
As empresas esperam realizar negócios na ordem de US$ 2,2 milhões nos próximos
seis meses em função dos contatos realizados no evento. Para isso, alguns
representantes de empresas sugerem a participação em alguma feira local. “As
feiras acontecem em períodos de compras. Para termos pedidos de fato, entendo
que seja importante complementar o showroom com a participação em uma feira”,
declarou Oleg Shvedok, distribuidor da Sapatoterapia. Participam da missão à
Rússia as marcas Modare, Klin, Viviar Shoes, Petite Jolie, Bibi, Pimpolho,
Capodarte, Dumond, Ortopé, Suzana Santos, Renata Mello, Pampili, Sapatoterapia
e Usaflex.
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