terça-feira, 13 de novembro de 2018

UE anuncia lista de navios objeto de sanções em relação à Coréia do Norte


          A União Europeia (EU) anunciou a lista de navios que estarão sujeitos a sanções em relação a Coréia do Norte (foto). A decisão ocorreu durante a reunião do Conselho de Assuntos Econômicos e Financeiros (Ecofin), nesta segunda-feira, 12.
        A nova lista de embarcações a serem sancionadas está em linha com a lista do Comité de Sanções Norte-coreanas do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). Faz parte de uma nova série de medidas contra o país asiático como o congelamento de ativos, a proibição de entrada de navios e o cancelamento de registros de barcos, entre outras.
        Neste sentido, a EU vem respaldando firmemente as resoluções do CSNU para pressionar a Coréia do Norte, além de impor outras sanções independentes, obrigando a seus membros a cumprirem. Segundo o Boletim da EU, estarão sujeitos a embargos por congelamento de ativos sete petroleiros, três navios comerciais, e três navios de carga, além de outros dois barcos que realizaram involuntariamente transbordo ilegal de produtos petrolíferos e petróleo entre 2017 e o início deste ano para esquivar-se de medidas tomadas pela ONU de limitação do comércio de petróleo e produtos petroquímicos.
          Ainda assim, um total de 33 navios que fizeram operações proibidas utilizaram portos europeus depois da decisão do Conselho de Segurança da EU. Outras 12 embarcações estarão sujeitas a cancelamento de registro de navios em relação ao transbordo de carvão norte-coreano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário